Macaé é reconhecida como uma das principais cidades energéticas mundiais - Divulgação

Tornando Macaé uma das principais cidades do mundo no setor de Energia, o prefeito Dr. Aluizio participou nesta quinta-feira (10) de reunião por videoconferência com representantes do governo britânico. A reunião assente Macaé como representante brasileira do World Energy Cities Partnership (WECP – Parceria Mundial de Cidades Energéticas). Atualmente, a organização conta com 19 cidades participantes.

A WECP conecta as principais cidades energéticas de todos os continentes comprometidos em promover a transição para um futuro energético mais sustentável. Muitas delas abrigam as maiores empresas de energia do mundo, que lideram iniciativas para construir um futuro com menos carbono, desenvolvendo toda gama de fontes de energia para alimentar o mundo hoje e amanhã.

“A participação de Macaé na WECP nos dá um reconhecimento que buscamos há mais de 40 anos. Hoje, alcançamos um conceito mundial no setor de energia, ao lado de cidades como Houston (EUA) e tantas outras”, afirmou Dr. Aluizio.

Participaram da reunião com o prefeito, o cônsul Geral Britânico no Rio, Simon Wood; o councillor (vereador) e Diretor de Desenvolvimento Internacional de Aberdeen, John Reynolds; o gerente de energia do Governo Britânico no Brasil, Renato Cordeiro, Barrie Lloyds Jones, ex-cônsul Honorário Britânico em Macaé, e Ishbel Craig, Gerente de Negócios Internacionais da Prefeitura de Aberdeen.

WECP

Um dos principais objetivos da WECP é servir como plataforma de troca de experiência e conhecimento entre as cidades parceiras. Desta forma, a partir do Memorando de Entendimento, que ainda será assinado, a atual presidente da WECP, a Aberdeen (Escócia), irá indicar oficialmente Macaé para participar da WECP. E, assim, terão uma relação formal com objetivos de promover estratégias em torno de desenvolvimento dos setores de energia em cada cidade, além de promover e facilitar delegações cívicas e comerciais, aumentar oportunidades de construir relações entre entidades relevantes do setor público e privado.

Além disso, Aberdeen também deve apoiar Macaé durante o processo de se tornar Hub Global de Energia e o município deve trabalhar em estreita colaboração com a cadeia de fornecimento de energia renovável e de petróleo e gás de Aberdeen para identificar produtos e serviços necessários dentro de seu mercado.

Outro fator importante no setor de energia no município é um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que mostra que o Estado tem bons ventos numa faixa que vai do norte do estado até Cabo Frio. Sendo assim, Macaé tem potencial para futuro projetos no setor de energia eólica.