Investimentos buscam a melhoria na qualidade de vida da população - Divulgação BRK

Com 48% da população sem coleta de esgoto no Brasil, o que corresponde a quase 100 milhões de pessoas sem acesso a este direito fundamental, os desafios para avançar na questão do saneamento básico no país ainda são muitos. E com a realização das obras por meio da parceria Público-Privada (PPP) estabelecida entre a Prefeitura de Macaé e a BRK Ambiental, o município demonstra que os benefícios à população compensam os investimentos na área.

O desenvolvimento sustentável de uma cidade está diretamente ligado ao saneamento, fator fundamental para uma boa qualidade de vida, já que atua na prevenção. Além disso, podem contribuir para a economia, por serem a saúde, o turismo e o meio ambiente os setores mais afetados pela falta de saneamento. Portanto, o investimento na área, mesmo diante da situação econômico-financeira mais estável dos últimos anos, se mostra acertada.

 

Iniciada em 2013, a PPP em Macaé investiu R$ 151 milhões em 66 quilômetros de redes e nas estações de tratamento (ETEs) do Mutum e do Centro. E no caso do subsistema Centro, a Prefeitura de Macaé segue trabalhando para aumentar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, com quase 6.500 metros de novas redes coletoras executadas desde o início do segundo semestre.

 

São obras que vão beneficiar os bairros Centro, Imbetiba, Valentina Miranda, Praia Campista, Vale Encantado, Cancela Preta, Parque Duque de Caxias, Jardim Vitória, Jardim Santo Antônio, Nova Macaé. Um investimento de R$ 100 milhões, sendo mais de 40 milhões somente na etapa de 2019.

 

Benefícios que também se estendem ao subsistema Lagomar, construído pelo poder público e que passou a ser operado pela concessionária para coleta e tratamento nos bairros Lagomar e Engenho da Praia. São mais 56 quilômetros de redes e 14 estações elevatórias, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagomar.

 

Obras 2019 – A implantação das redes de esgotamento sanitário do Subsistema Centro continua avançando e as frentes de obra estão atuando em vias de vários bairros de Macaé. É o caso do Valentina Miranda, Praia Campista, Cancela Preta, Parque Duque de Caxias, Granja dos Cavaleiros, Nova Macaé e Jardim Santo Antônio. Além dos trechos em que as intervenções continuam, há trechos novos previstos para os próximos dias.

 

Já no Subsistema Lagomar, as estruturas e redes de esgotamento sanitário seguem sendo recuperadas, com previsão de intervenções em vários trechos localizados em vias como a Rua W16, W6, W26 e W18, entre outras.

 

Planejamento – As obras, tanto no Subsistema Centro, quanto no Lagomar, são realizadas por trechos das vias e as equipes não necessariamente atuam simultaneamente em todas as ruas. Vale ressaltar que o planejamento das obras de saneamento é revisado semanalmente e a programação pode sofrer alterações por motivos técnicos e climáticos.

 

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here