Agentes da Guarda Municipal de Rio das Ostras recolheram o corpo de animal que estava na estrada - Guarda Municipal Rio das Ostras 

O animal tinha aproximadamente um metro e meio de comprimento contando com a cauda

Um lobo-guará, espécie que está ameaçada de extinção, foi encontrado morto neste domingo (4), às margens da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, em Rio das Ostras, no interior do Rio. O trecho fica no km 155.

O animal foi encontrado pela Guarda que acionou um biólogo do Parque Natural Municipal Atalaia, com sede em Macaé, para analisar o lobo-guará e encaminhar amostras para o Laboratório de Zoologia do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócioambiental de Macaé (Nupem) da UFRJ. Amostras genéticas já foram levadas para o laboratório. O animal tinha aproximadamente um metro e meio de comprimento contando com a cauda.

Segundo o biólogo, este registro de lobo-guará é raro e inédito na cidade. Esta foi a primeira vez que o animal foi registrado em Rio das Ostras.

“É importante que as pessoas saibam que existem esses animais na nossa região para que tenham atenção também na estrada porque pode causar graves acidentes”, disse o biólogo, Alexandre Bezerra.

O local onde o animal foi atropelado não possui placas de sinalização indicando a presença de animais silvestres.

A Prefeitura de Rio das Ostras informou, por meio de nota, que o atropelamento foi um caso atípico e que já está providenciando a instalação de sinalização na região do km 155, próximo à Área de Itapebussus.

Questionada sobre a construção de travessias subterrâneas para passagens dos animais, a Prefeitura disse que está entrando em contato com o Governo do Estado para juntos estudarem as medidas necessárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here