odebateon
Mônica Martelli Madrinha da Unamama

A União Macaense no Combate do Câncer de Mama (Unamama) retoma suas atividades e promove um jantar beneficente, no próximo dia 4 de abril

Após ampla reestruturação, a União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) retoma suas atividades neste ano de 2019, contando com a participação de macaenses voluntários, sensibilizados com o expressivo e crescente número de mortalidade por câncer de mama.

A iniciativa de retomar o trabalho da instituição foi de Marilena Garcia, que assumiu a presidência da instituição, diante de sua preocupação com a situação e vendo a Unamama como uma porta aberta às mulheres no sentido da prevenção da doença de forma maciça. “Estou assumindo a presidência da Unamama porque decidi abraçar esta causa por razões conhecidas: três cânceres ao longo de 30 anos, dois de mama e um de pulmão”, declarou Marilena.

E o primeiro evento beneficente da Unamama será um jantar, que será realizado no próximo dia 4 de abril, ás 20h, no Restaurante Zé Gastronomia. A promoção visa angariar recursos para fazer doação de mamografias às mulheres que não podem pagar. O convite custa R$ 75,00 (entrada, prato principal e sobremesa) bebidas à parte. A noite vai rolar ao som da cantora Andréa Martins e convidadas. Haverá ainda sorteio de brindes. “Participando do jantar você estará doando uma mamografia para quem precisa”, frisou Marilena.

A nova presidente da Unamama revela que morrem aproximadamente 60 mil mulheres no Brasil por ano, vítimas de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA – e o câncer de mama é o que nais mata mulheres.

União é força

No ano de 2018, o INCA registrou aproximadamente 59.700 novos casos de câncer. A mamografia é um exame necessário para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. A rede pública apresenta uma demanda crescente e em vista disso a Unamama abraça esta causa. Segundo Marilena, a faixa etária esta abaixando. “Hoje é comum encontrarmos mulheres de 30 anos ou menos com cãncer de mama, o que era improvável há bem pouco tempo”, disse.

A Unamama propõe a realização de jantares beneficentes que terão a venda de seus convites revertidos na compra de mamografias que serão doadas às mulheres que aguardam atendimento no sistema publico de saúde da cidade.”

Nova diretoria

Marilena Garcia

A nova Diretoria da Unamama para a Gestão 2019/2021 está assim constituída: Presidente – Marilena Garcia (fundadora que celebra 30 anos de convivência com o câncer); Vice -presidente – Leda Vieira (foi diretora do Matias Neto e Funemac e tem prática em gestão e administração escolar); Tesoureira – Marcia Helena Loureiro (profissional da Secretaria de Educação, matemática, prática com administração); Secretária – Roselle de Andrade Galvão (Humanista nas questões sociais e profissional que trabalhou com políticas públicas do HIV).

Unamama

A União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) foi criada em 2002 por um grupo de pacientes do câncer de mama, seus familiares e voluntários. Seu primeiro movimento foi a realização de Seminários por todo o Brasil.

A entidade tem na liderança a professora e ex-paciente Marilena Garcia, que acumulou experiências como voluntária no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde também coordenou o programa Viva Mulher e, no Ministério da Saúde, em Brasília, na área de Saúde da Mulher.

As atividades da Unamama visam resgatar a autoestima e a cidadania das mulheres. A sua missão é fornecer informação, divulgar as leis e recursos existentes para o maior número possível de pessoas; organizar e fortalecer redes de prevenção e combate ao câncer, identificando os pontos de defasagem que necessitam ser alcançados com campanhas de conscientização. Por outro lado, a entidade objetiva desenvolver planos de ação através do controle social, para atuar junto aos responsáveis pelas tomadas de decisão em Órgãos Públicos, Unidades Escolares das Redes Pública e Privada, em Empresas, locais públicos e Empresas Offshore.