PM apreendeu arsenal de drogas e armas na comunidade Nova Holanda, no primeiro semestre de 2019 - Divulgação/PM 

Armas, munições, presos e drogas estão entre os dados comparativos com o ano anterior

O Instituto de Segurança Pública divulgou o balanço anual de apreensões e prisões que ocorreram em Macaé. Segundo os dados, a Polícia Militar (PM) conseguiu apreender 280 armas de fogo, 1.021 autos de prisão em flagrante e 597 apreensões de droga por tráfico de drogas. Ainda segundo as informações, 455 pessoas foram presas e 156 menores de idade foram apreendidos. Os números são referentes ao período de 1º de janeiro a 17 de dezembro deste ano. No ano anterior, 2015, no mesmo período, a PM conseguiu apreender 102 armas de fogo, 2.084 munições, 76 quilos de cocaína, 100 quilos de maconha e 18 quilos de crack. O número de prisões foi baixa, com 412, e 126 menores de idade apreendidos.

Em um comparativo dos dois anos, o número de armas apreendidas neste ano corresponde a mais de 16%; o número de munições corresponde a mais de 88%; maconha mais de 120%; cocaína mais de 136%; prisões de maiores de idade chegam a mais de 10% e menores de idade mais de 23%. O único número abaixo do ano passado foi de apreensão de crack, com menos de 64% de apreensões.

Para a PM, os números indicam bons resultados durante um ano de grandes dificuldades para a segurança pública. Apesar de toda a crise, o comando sempre ressaltou que a polícia trabalha com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade da área do 32º BPM. Estes esforços foram representados no balanço anual, com números de apreensões e prisões superiores a do ano anterior.

Para enfrentar o próximo ano, as instituições de segurança pedem a colaboração da sociedade. A integração entre a população e as polícias é primordial para que eles possam oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos e ao combate à violência.

Colaboração

Para ajudar a Polícia Militar no combate à criminalidade e violência em toda a área do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), qualquer cidadão pode denunciar pessoas e situações suspeitas. Basta entrar em contato com o Disque-Denúncia da Polícia Militar através do número 2765-7296. O telefone está à disposição da população 24 horas por dia para atender todos os chamados, e não é preciso se identificar. Além das ligações, os cidadãos também podem passar informações pelo WhatsApp, através do número 98168-2344. Ou por e-mail para: denuncie@32bpmrj.org

Contato 123ª DP

Denúncias podem ser realizadas às terças, quartas e quintas (disponibilidade dos policiais responsáveis pelo recebimento das denúncias) através dos telefones (22) 2459-3090 e (22) 99875-2167 (inclusive pelo Whatsapp). A 123ª DP também recebe mensagens através do perfil do Facebook ou por e-mail: delegacia.macae@gmail.com (24h, todos os dias). Segundo o órgão, o anonimato é garantido e a Polícia Civil ressalta que o cidadão deve usar estes canais de comunicação com responsabilidade.