odebateon
O Instituto foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região Norte Fluminense no início da década de 80 - Divulgação/ Nupem

Para celebrar um quarto de século, instituição irá promover diversas atividades ao longo de 2019

Referência não só para Macaé, como para o Brasil, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) completa esse ano 25 anos. Para celebrar essa trajetória, a instituição vai realizar, ao longo de 2019, uma série de eventos comemorativos.

Em um pouco mais de duas décadas, o NUPEM/UFRJ se expandiu e ganhou forte respeitabilidade e notoriedade no Norte Fluminense, sendo reconhecido como um importante polo de geração de conhecimentos e de atração de pesquisadores interessados em realizar pesquisas de caráter interdisciplinar com um forte viés socioambiental.

O Instituto foi criado a partir do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da região Norte Fluminense no início da década de 1980.

Por intermédio do Projeto EcoLagoas, em parceria com a Petrobras e a Prefeitura de Macaé, o NUPEM/UFRJ estabeleceu sua primeira sede no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Nesse local foram construídos um laboratório, cozinha e quatro suítes, nascendo oficialmente o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, em 1994.

odebateon

Além do Laboratório de Limnologia da UFRJ, outros grupos de pesquisa também passaram a utilizar as instalações do NUPEM/UFRJ para a realização de suas atividades. Nesta época começaram a ser ministradas algumas disciplinas de campo da UFRJ no Norte Fluminense, com suporte das suas instalações.

Em 2018, o NUPEM protagonizou um momento histórico para a UFRJ: foi aprovada, no Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão especial, a proposta de mudança de status acadêmico e administrativo do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé.

A consagração do NUPEM enquanto Instituto resulta de um processo de amadurecimento institucional ao longo de cerca de 30 anos de história. Essa mudança reflete a realidade atual e a vocação da instituição, reconhecida pela qualidade do ensino de graduação, de pós-graduação, e na produção de conhecimento científico, integrado à extensão e com forte inserção social.

Esse ano promete ser um marco da consolidação do Instituto, com diversos eventos ao longo do ano contando com a visita de pesquisadores e alunos de várias partes do mundo, envolvendo também os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, membros da comunidade do São José do Barreto, autoridades municipais, estaduais e federais em atividades diversificadas. É um momento ímpar em nossa história e de toda Universidade Federal do Rio de Janeiro”, diz o Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca , diretor do Instituto NUPEM.

O vice-diretor da instituição, um dos fundadores do NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves, avaliou este momento histórico. “O NUPEM vem trilhando, há mais de duas décadas, um modelo extremamente favorável à geração de conhecimentos científicos de alto impacto e à formação de recursos humanos altamente qualificado – o que tem sido admirado, valorizado e tomado como modelo para várias outras instituições de pesquisa e ensino no país.

Neste momento tão especial, eu gostaria de parabenizar a comunidade do NUPEM, os servidores que lutam em seu dia a dia pelo Instituto e, mesmo em meio a tantas dificuldades, têm sido vitoriosos em suas missões. Os 25 anos de fundação são motivo de júbilo e comemoração, pois a instituição tornou-se um habitat da integração de saberes das ciências antes fragmentadas e da promoção do desenvolvimento social e ambiental em uma das regiões mais impactadas do Brasil pela economia do petróleo”, declarou.