O curso trata-se de uma pós-graduação interdisciplinar para todos os profissionais que tenham alguma ligação com a área ambiental

No último dia 6, aconteceu a aula inaugural do curso em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento

No último dia 6, foi realizada no Instituto NUPEM/UFRJ a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento. O mestrado profissional é voltado para o profissional inserido no mercado de trabalho, que deverá desenvolver projetos de pesquisa científica visando atender as demandas sociais, governamentais e do mercado de trabalho. Ele possui três linhas de atuação, relacionando Educação, Saúde e Meio Ambiente, ou seja, trata-se de uma pós-graduação interdisciplinar para todos os profissionais que tenham alguma ligação com a área ambiental.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação, Prof. Mauricio Mussi Molisani, o mestrado profissional tem como prioridade os projetos que serão desenvolvidos no ambiente de trabalho do profissional, utilizando o conhecimento técnico para aperfeiçoar a realidade profissional e da sociedade. Um exemplo são as vagas prioritárias aos professores da rede pública de ensino, que dentro do ambiente escolar poderão desenvolver e aplicar projetos para aperfeiçoar o ensino sobre Ciências Ambientais nas escolas públicas de Macaé e região.

O caráter interdisciplinar do programa de pós-graduação pode ser observado pela variedade de profissionais aprovados, como professores da rede pública municipal e estadual de ensino, engenheiros da área de petróleo e gás, funcionários de secretarias da prefeitura de Macaé e região, advogados, procuradores de municípios, biólogos, jornalistas, profissionais da área de saúde, entre outros.

Esses profissionais/alunos irão desenvolver projetos na área de Saneamento Básico, Educação Ambiental, Saúde Pública, Agricultura, Agroeconomia, Petróleo e Gás, Turismo, Gestão Ambiental, entre outros, ilustrando a abrangência e a inserção profissional e social do mestrado profissional.

Com o mestrado profissional o Nupem poderá associar o conhecimento do profissional ao método científico, ou seja, será um ambiente onde tanto os alunos, quanto os professores poderão aprender e ensinar juntos, com o objetivo de identificar e propor soluções práticas para problemas ambientais, além da transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos, com vista ao desenvolvimento ambiental sustentável a nível local, regional e nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here