A prova da 1ª fase acontecerá no dia 21 de maio, com 20 questões de múltipla escolha

Instituições públicas e privadas devem fazer o procedimento até o dia 15 de março

As inscrições para a 15ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 15 de março no site: http://www.obmep.org.br/. As unidades escolares devem fazer o cadastro e preencher uma ficha. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

A OBMEP, uma das maiores competições científicas do Brasil, é dividida em três níveis. O primeiro nível é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. O nível 2 para estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Já o nível 3 para alunos de todas as séries do Ensino Médio. Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

A prova da 1ª fase acontecerá no dia 21 de maio, com 20 questões de múltipla escolha. A 2ª fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 28 de setembro. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 3 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição receberão medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também serão premiados.

Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil se inscreveram. No Rio de Janeiro, todas as escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) participaram da última edição da OB “Vamos incentivar que os professores e alunos se inscrevam e busquem bons resultados na competição. Com projetos pedagógicos na área de Ciências Exatas que a Seeduc realiza e promoverá no decorrer do ano letivo, a chance de os estudantes e escolas atingirem boas pontuações será grande. Essa participação em olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP, é importante para elevar o desempenho do aluno em sala de aula e contribuir para sua formação”, declara o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

A Obmep é promovida pelos Ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura. Ela tem como finalidade estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A competição teve início em 2005 e, conforme dados institucionais, vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da disciplina entre alunos e professores de todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here