Em 2019, a Obmep registrou mais de 18 milhões de inscrições em todo o país - Divulgação

Podem participar estudantes das escolas da rede pública e privada. Procedimento deverá ser feito pelas unidades de ensino, no site da Obmep, até o dia 20 de março

As inscrições para a 16ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 20 de março no site: http://www.obmep.org.br/.

As unidades escolares devem fazer o cadastro e preencher uma ficha. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

A OBMEP, uma das maiores competições científicas do Brasil, é dividida em três níveis. O primeiro nível é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. O nível 2 para estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Já o nível 3 para alunos de todas as séries do Ensino Médio. Estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

No ano passado, a 15a edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de alunos inscritos de 54,8 mil escolas em todo o país. A premiação concedeu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e até 51,9 mil menções honrosas.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoia a competição.

Primeira prova será no dia 26 de maio

A prova da 1ª fase acontecerá no dia 26 de maio, com 20 questões de múltipla escolha. A 2ª fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 26 de setembro. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 8 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição receberão medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

Os professores das escolas e Secretarias Municipais de Educação também serão premiados pelos melhores desempenhos nesta edição.

Lembrando que a premiação dos alunos na OBMEP 2020 será distribuída, separadamente, entre as escolas públicas e as privadas.