II Fórum Municipal de Turismo forma conselho municipal do setor

223
Participantes da mesa ressaltaram a importância e o potencial da cidade para o turismo

Deputado estadual Welberth Rezende, presidente da Comissão de Turismo da Alerj, participou do evento

Na última segunda-feira (13), aconteceu na Câmara Municipal, o II Fórum Municipal de Turismo, reunindo membros do Poder Legislativo, Executivo, Administrativo e a comunidade em geral para eleger a primeira grade do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras, criado pela Lei nº 2158/18 e alterado pela Lei nº 2204/19.

Com isso, Rio das Ostras se torna o primeiro município com um conselho composto por membros do Executivo, entidades e associações do setor privado ligados à atividade turística, associações de moradores, artesãos, esportistas e profissionais de atividades que fomentam o Turismo.

Entre os presentes no Fórum, estavam o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aurora Siqueira; o deputado estadual Welberth Rezende (PPS), presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); o presidente da TurisRio, Thomas Weber; a gestora do Projeto Municipal de Turismo do Sebrae-RJ, Silvia Romão; o vereador Wagner de Albuquerque; e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureau do RJ e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol – Condetur, Marco Navega.

Na ocasião, os presentes na mesa ressaltaram a importância e o potencial da Cidade para o Turismo, bem como discutiram a atual situação do estado, ressaltando a diversificação dos meios de renda de Rio das Ostras. Welberth Rezende ainda lembrou que o Festival de Jazz e Blues é uma potência do Turismo Riostrense. “Convido para a próxima audiência da comissão de Turismo da Alerj, onde discutiremos sobre a violência das cidades turísticas e como isso tem afastados os visitantes”, disse o deputado Welberth Rezende.

Para o prefeito Marcelino, o Turismo noturno com shows e restaurantes será uma forma de atrair visitantes de outras cidades, bem como incentivar os riostrenses a participar das atividades no Município. “São investimentos em Segurança e Turismo que vão melhorar nossa Cidade. Queremos abrir para grandes eventos internacionais”, declarou o prefeito.

A secretária Aurora Siqueira afirmou que a gestão compartilhada é uma vitória para a cidade

Aurora Siqueira ainda falou sobre o Fórum e o Conselho, e como uma gestão compartilhada entre sociedade e administração pública é uma vitória para a Cidade. “Os conselhos são fundamentais para as parcerias entre os empresários e a administração funcionarem”, concordou Thomas Weber. Ele relembrou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo – Cadastur para a validação dos órgãos de Turismo.

O Cadastur é um sistema de cadastros para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo. O programa foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos regulamentadores, para promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil. Através deste certificado os consumidores conseguem identificar quais empresas estão aptas para atuar em diferentes nichos do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here