A meta é realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em Macaé e em mais 132 cidades de todos os estados do país - Divulgação

Barra, Parque Aeroporto, Ajuda, Lagomar, Lagoa, Cajueiros, Visconde de Araújo, Riviera, Aroeira, Centro, Miramar, Praia Campista, Botafogo, Glicério e Nova Macaé são os próximos bairros a serem contemplados a partir desta quarta-feira (03)

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE Inteligência), junto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com financiamento do Ministério da Saúde, retoma os testes epidemiológicos sobre o novo coronavírus, nesta quarta-feira (03) em vários bairros de Macaé.
Iniciando os trabalhos na cidade em maio, entre os dias 14 e 17, o IBOPE Inteligência visa medir o nível de imunização das pessoas diante da pandemia e identificar de que forma o vírus está se propagando nas regiões que residem.

Segundo Elza Souza, uma das supervisoras de campo, os testes são realizados por uma lanceta, teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital (uma picada na ponta do dedo), para ver se o indivíduo foi infectado ou não.

“Barra, Parque Aeroporto, Ajuda, Lagomar, Lagoa, Cajueiros, Visconde de Araújo, Riviera, Aroeira, Centro, Miramar, Praia Campista, Botafogo, Glicério e Nova Macaé são os próximos bairros que serão contemplados pela pesquisa”, ressalta.

Vale lembrar que, além do teste sanguíneo, há ainda um breve questionário para coletar a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias através dos indivíduos.

É necessário salientar ainda que todos os entrevistadores que estão fazendo as visitações foram testados e apresentaram resultados negativos por coronavírus. Além disso, foram capacitados por especialistas da área de saúde e estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Quanto aos entrevistados, é preciso assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que informa sobre os objetivos, procedimentos, possíveis riscos, sigilo dos dados, voluntariedade da participação, entre outros aspectos. Os moradores menores de idade e/ou adultos legalmente incapazes terão que ser autorizados pelos pais e/ou responsáveis para participação.

Em casos de dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato através dos e-mails: pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.come pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br. / 0800 800 5000.