Gripe: Macaé tem 65% do público imunizado

285
Em Macaé, a Secretaria de Saúde já imunizou 35.338 pessoas

Vacina está disponível em 31 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h

Termina no próximo dia 31, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em Macaé, a Secretaria de Saúde já imunizou 35.338 pessoas, o que corresponde 65% do público-alvo. A vacina está disponível em 31 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

O grupo prioritário é composto por pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A responsável pelo setor de Imunização, Luciana Santos, pede que a população procure logo uma unidade próxima de sua residência. “O grupo com maior percentual de cobertura são as gestantes (75%), puérperas (75%), trabalhadores da saúde (72%), crianças (71%) e idosos (65%)”, disse, acrescentando que o principal objetivo da campanha de vacinação contra gripe é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela doença. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2018.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que atinge o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno.

A vacina é a melhor tecnologia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências, proporcionando redução da mortalidade. Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here