A Gracom, primeira escola de efeitos visuais a adotar o modelo de franquias no Brasil, está chegando a uma rede que conta hoje com 24 unidades – das quais sete são próprias e 17 são franquias.

A Gracom é um centro autorizado da Adobe, maior produtora de softwares para o desenvolvimento de efeitos visuais do mundo, a ministrar treinamentos e certificação com selo de qualidade da marca. Por isso, é conhecida como AATC (Adobe Authorized Training Center).

Só no segundo semestre de 2018, foram abertas três unidades – Rio de Janeiro-RJ, Florianópolis-SC, Campinas-SP -, e mais duas devem ser abertas até o final do ano, em Cascavel-PR e Belém-PA.

Os investimentos iniciais para abrir uma franquia estão na casa de R$ 350 mil (dos quais R$ 40 mil são sobre os direitos da franquia e R$ 310 mil para investimentos em obras).

No total, a rede de escolas da Gracom conta com 17 mil alunos. A escola oferece cursos de computação gráfica para cinema, design 3D, desenvolvimento de games, programação, entre outros.

“Em todo o país, a previsão é de que pelo menos sete novas franquias sejam abertas em 2018, o que representa um crescimento de 50% da rede. Com isso, deveremos atingir a marca de 20 mil alunos em todo o país”, diz o fundador da Gracom, Diego Monteiro.

Atualmente, a Gracom oferece sete modalidades de cursos aos alunos: Open CG, Gamer DV, GamerArt, SET 3D, Cine TV, Sculpture Tradicional e Gracom Kids (voltado para crianças). A carga horária dos cursos varia de 2h30 a 3 horas semanais, e os cursos duram, em média, dois anos para serem concluídos. O custo dos cursos está entre R$ 250 e R$ 480.

A média salarial dos profissionais que atuam na área de 3D Generalista é de R$ 3.682 mensais. No Brasil, o salário pode variar entre R$ 1.235 e R$ 8.235.

As salas de aula da Gracom contam com computadores robustos que contêm placas de vídeos e processadores de alto desempenho. Além de a sala ser tematizada e climatizada, há projetores e profissionais capacitados a ministrarem todos os cursos.

O material didático inclui apostilas com conteúdos exclusivos que complementam o ensino e o aprendizado do aluno. “Os cursos oferecidos pela Gracom formam profissionais na área de computação gráfica, que atendem a demandas importantes do mercado, como desenvolvimento de Games e 3D. Os profissionais formados nessas áreas chegam a ganhar R$ 10 mil por mês em grandes empresas hoje no Brasil”, diz Monteiro.

Sucesso de público

O público da Gracom é bem amplo e está aumentando devido à velocidade do crescimento da área tecnológica no mercado de trabalho. Os alunos da Gracom atuam em áreas como quadrinhos (HQs), infográficos, diagramação, publicidade, ilustração, fotografia, moda, arte final, impressão, artes gráficas, direção de arte, design gráfico, web design, animação 2D, web publish, modelagem e animação 3D, texturização, cinema e TV, composição, edição audiovisual e design de games. Enfim, podem trabalhar em gráficas, publish, redes de TV e desenvolvedoras de games, etc.

O público da Gracom também é diversificado, de jovens com idade entre 12 e 25 anos, em quantidades parecidas entre homens e mulheres.

Além disso, os alunos da Gracom School of Visual Effects podem ter acesso ao conteúdo dos cursos por meio de uma nova plataforma, chamada Futuro no Presente – www.futuronopresente.com.br -, que conta com moderna tecnologia de Ensino a Distância via streaming.

Entre o conteúdo oferecido pela plataforma, a Gracom vai disponibilizar cursos de criação de jogos, web design e 3D, que vão poder ser acessados por meio de aulas presenciais.

Website: http://www.gracomonline.com.br/