Agentes da Guarda Municipal vão passar por treinamentos, antes de aturarem nas ruas com armas de choque

A previsão é que até junho deste ano já estejam disponíveis para utilização da Guarda Municipal. Agentes passarão por treinamentos

 

A Guarda Municipal de Macaé passará a utilizar, em breve, armas de choque em suas ações nas ruas da cidade. Um despacho publicado na última semana no Diário Oficial do município autoriza a elaboração, pela corporação, de um contrato cujo valor não foi divulgado pelo governo municipal, porém, incluiu no orçamento desse ano, a compra de 50 kits, contendo sparks, gel e espuma de essência de pimenta. A previsão é que até junho já estejam disponíveis para utilização da Guarda Municipal de Macaé.

Segundo a prefeitura, três agentes da Guarda Municipal de Macaé já atuam como instrutores e 150 guardas já foram capacitados. Ao todo, a Guarda Municipal possui 497 agentes ativos.
Ainda de acordo com a prefeitura, além da compra dos kits serão adquiridos coletes balísticos para utilização dos agentes.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, as equipes que utilizam os kits (spark+gel e espuma de essência de pimenta), mais bastão, são a Patrulha Maria da Penha, o Grupo de Apoio Operacional (GAOp), Patrulha Comunitária, Serra e Coordenadoria de Apoio Preventivo Escolar (Gape).

“Os agentes vêm atuando de forma mais tática, por isso sentimos necessidade de mais esse equipamento para a proteção deles durante o trabalho”, completa o secretário.
Para ele, o objetivo é contribuir para a promoção da segurança no município com o aprimoramento da capacitação e equipamentos utilizados pelos profissionais. “A capacitação dos agentes é fundamental para que possam desenvolver formas ainda mais integradas de atendimento ao cidadão, minimizando riscos e lesões. Quando o guarda municipal tem a opção de uso desses equipamentos de modo mais pró-ativo, a sociedade compreende ainda melhor o amplo papel da corporação na segurança pública”, finalizou Sebastião.

Benefícios conquistados – A Guarda Municipal recebeu, no último dia 11, ao todo, 11 novas viaturas que vão reforçar a segurança do município. São nove carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro. Os veículos serão utilizados para atender às demandas da GM e, durante o Verão, nas áreas de mais movimento, como a orla das praias. A ação prevê, ainda, 70 agentes da Guarda Municipal nas ruas, a cada plantão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here