Reforma está na fase inicial, previsão é de que os trabalhos durem dois anos

A reforma do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, no bairro Riviera Fluminense, está na fase inicial. Os trabalhadores se concentram na limpeza do local, desmontagem de estruturas que apresentam corrosão e retirada de entulhos. A partir daí, serão iniciadas as intervenções na infraestrutura. Os trabalhos terão duração de dois anos.

A obra terá cobertura do espaço, além de montagem de subestação elétrica. Serão realizadas coberturas de telha de alumínio, pintura interna e externa, substituições de pisos, estrutura metálica, iluminação, esquadrias, ferragens e vidros, entre outros. Também serão reformadas as duas quadras externas.

A reforma do Ginásio atende à Secretaria de Esportes. Serão mantidas as funcionalidades do espaço, segurança e adequação ao uso público.

O local, que já serviu para treinos do Macaé Basquete e sediou eventos esportivos, estava entregue ao abandono. Construído em 2004, custou R$ 14 milhões aos cofres públicos e tem capacidade para receber cinco mil pessoas, além de possuir vários setores, mas tudo se perdeu com a falta de investimentos e manutenção ao longo dos anos.

Antes da instalação dos tapumes em volta do ginásio, o local era cercado por muito lixo e equipamentos deteriorados e a estrutura toda enferrujada. Com o cerco instalado no ginásio para impedir acesso de bandidos, o local ainda vinha sendo frequentado pelos criminosos que ‘depenaram’ ainda mais o patrimônio público.

A situação foi tão preocupante que o MP do Estado do Rio de Janeiro obrigou a prefeitura de Macaé a tomar medidas para garantir a segurança da população em caso de queda da estrutura.