O projeto é composto por Lara Pinheiro, Miriam Andrade, Camilla Almeida, Kiara Rodrigues, e Carla Sant’Ana, alunas dos cursos da área da saúde da UFRJ Macaé. - Divulgação

Tatiana Lattanzi, enfermeira obstetra, é a convidada especial do programa de lives do projeto ‘Germinar’ nesta quinta-feira (28)

Projeto ‘Germinar’, grupo de estudos em Reprodução e Nascimento, composto por alunas e professoras da área da saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé, realiza nesta quinta-feira (28), às 19h, a live com o tema ‘Parto domiciliar em tempos de COVID-19’, tendo como convidada especial, Tatiana Lattanzi, enfermeira obstetra.

Dando continuidade aos trabalhos diante da pandemia do coronavírus, onde o isolamento social é a principal medida protetiva contra a proliferação do vírus, o ‘Germinar’ vem apresentando uma série de lives no Instagram com profissionais qualificados, esclarecendo dúvidas sobre temas variados e cooperando com a saúde e o bem-estar da população macaense.

Segundo Lara Pinheiro, acadêmica do 4º período do curso de medicina, o objetivo do projeto é levar informação atualizada e de qualidade às mulheres e famílias. É de mútuo interesse para a sociedade e para a comunidade acadêmica, que todos os cidadãos tenham informação igualitária no que diz respeito à assistência à saúde da mulher.

“A realidade obstétrica, a medicalização da assistência ao parto, o parto normal X parto cesáreo, empoderamento feminino, livre escolha sobre o parto, amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida e amamentação em livre demanda, são alguns dos muitos assuntos abordados”, ressalta.

O ‘Germinar’ é idealizado pelas professoras e pesquisadoras, Taís Almeida, graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Patologia, professora de Histologia nos cursos de medicina, enfermagem e nutrição; Helene Nara Blanc, graduada em Biomedicina, mestre e doutora em Patologia, professora de Patologia no curso de farmácia e, Milena Carneiro, graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Ciências Veterinárias, professora de Patologia Geral nos cursos de medicina, enfermagem e nutrição.

Taís Almeida, Helene Nara Blanc, e Milena Carneiro, são as professoras e pesquisadoras idealizadoras do projeto ‘Germinar’, que vem ganhando evidência na cidade – Divulgação

Já quanto às discentes, além da Lara Pinheiro, o ‘Germinar’ conta ainda com Miriam Andrade, acadêmica do 5º período do curso de psicologia da UFF e, com as universitárias do curso de enfermagem da UFRJ, Camilla Almeida, acadêmica do 5º período e, Kiara Rodrigues e Carla Sant’Ana, acadêmicas do 3º período.

Apesar das mulheres, gestantes, puérperas, lactantes e suas redes de apoio serem as principais contempladas pelo projeto, suas ações são voltadas para toda sociedade.

De acordo com Lara, “o objetivo da live desta quinta-feira (28), às 19, é sanar possíveis dúvidas acerca do parto e do próprio processo de gestação durante a pandemia e levar dados e informações recentes sobre o tema”, pontua.

Para saber mais sobre o projeto ‘Germinar’ e participar das suas lives, basta acessar o link https://linktr.ee/Germinar_UFRJ, que dará acesso direto às mídias sociais, Facebook e Instagram e, ao canal no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here