A Petrobras informou nesta terça-feira (16) que o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da companhia deu aval para a indicação do General Joaquim Silva e Luna para os cargos de Conselheiro de Administração e de Presidente da Petrobras. A reunião da Assembleia Geral que oficializará a escolha está marcada para o dia 14 de abril de 2021.

A decisão do Comitê é no sentido de que o general Silva e Luna preenche todos os  requisitos  previstos  na  Lei  nº  13.303/16,  no Decreto  nº 8.945/16  e  na  Política  de  Indicação  de  Membros  da  Alta  Administração  da  Petrobras.

Desde o anúncio de que o presidente Bolsonaro trocaria o comando da Petrobrás, uma série de fake news foi publicada pela imprensa, uma delas afirmava que a indicação do general “feria a Lei das Estatais”. Com o resultado da análise técnica do Comitê de Pessoas da Petrobrás sendo favorável ao general, essa narrativa cai por terra.

A gestão de Silva e Luna como diretor-geral brasileiro da Itaipú Binacional, cargo que ocupa desde 26 de fevereiro de 2019, é bem avaliada. A expectativa é que ele faça um bom trabalho também na presidência da Petrobrás.

Veja o comunicado oficial da Empresa.

“Foi reconhecido pelo Comitê, funcionando como o Comitê de Elegibilidade (CELEG) previsto no artigo 21 do  Decreto  nº  8.945/16,  o  preenchimento  dos  requisitos  previstos  na  Lei  nº  13.303/16,  no Decreto  nº 8.945/16  e  na  Política  de  Indicação  de  Membros  da  Alta  Administração  da  Petrobras,  bem  como  a  não existência de vedações, para que o Sr. Joaquim Silva e Luna seja eleito Conselheiro de Administração na Assembleia Geral Extraordinária de 12/04/2021 e, na sequência, Presidente da Companhia pelo Conselho de Administração, facultando-se aos acionistas e ao Conselho de Administração aferir o preenchimento de requisitos subjetivos adicionais aos previstos na legislação.

O  detalhamento  da  manifestação  do  Comitê  poderá  ser  encontrado  na  íntegra  da  ata  da  reunião,  que ficará disponível para consulta dos acionistas em 7 (sete) dias úteis no site do Relações com Investidores da Petrobras(www.petrobras.com.br/ri).”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here