Gabarito estará disponível para consulta. Resultados individuais serão divulgados apenas em janeiro de 2020 - Divulgação/ reprodução

Candidatos já podem consultar pela internet no site do MEC, Inep ou pelo aplicativo

O Ministério da Educação anunciou que os gabaritos do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) estarão disponíveis a partir de hoje (13). O MEC ressalta que também disponibilizará os cadernos de questões das provas, que aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro.

Essa é uma oportunidade para que os candidatos que prestaram o exame esse ano possam ter uma ideia do seu desempenho. O resultado individual será divulgado apenas em janeiro do próximo ano.

Os gabaritos estarão disponíveis em três locais. Um deles é no site do Enem: https://enem.inep.gov.br/. A consulta também poderá ser realizada no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame (http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio). Outra opção é o aplicativo do Enem, disponível nas plataformas IOS e Android.

Segundo o MEC, a data escolhida é definida em edital. A publicação define que os gabaritos devem ser tornados públicos três dias úteis após o fim da aplicação do exame.

Os candidatos tiveram dois dias com 90 questões de múltipla escolha em cada. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil. No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como Sisu e o Prouni. E quem tem o sonho de estudar fora do Brasil, pode ainda usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here