Friburguense e América garantiram a vaga na Seletiva e vão brigar por acesso à Série A junto ao Macaé Esporte, Americano, Nova Iguaçu e Portuguesa - Divulgação Urbano Erbiste - FFERJ

Serra Macaense terminou a temporada em 12º lugar na classificação geral

Chegou oficialmente ao fim a temporada 2019 do Campeonato Carioca- Série B1. No último sábado (12), aconteceu a decisão do título entre Friburguense e América. Com o placar de 2 a 1, o time de Nova Friburgo foi o grande campeão. As duas equipes estão garantidas na elite do estadual em 2020 e vão disputar o acesso na Seletiva junto ao Macaé Esporte, Americano, Nova Iguaçu e Portuguesa.

Com o fim da competição, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) já divulgou a tabela classificatória geral da temporada. O Serra Macaense terminou em 12º lugar com 23 pontos. O Verdão teve 42,6% de aproveitamento, com 44,4% em casa e 40,7% fora.

Comparando os dois turnos, o Verdão teve uma queda de rendimento na segunda fase. Na Taça Santos Dumont, o aproveitamento foi de 45,8%, quando terminou em terceiro no grupo B com 11 pontos (três vitórias, três derrotas e dois empates). Já no returno, o rendimento foi de 40%, com três vitórias, três empates e quatro derrotas.

No ano passado, o time da Capital do Petróleo terminou em oitavo lugar geral com 31 pontos e 54,4% de aproveitamento. Apesar de ter caído na tabela em comparação a 2018, esse ano a competição estava mais acirrada e cada ponto fez a diferença. Na temporada anterior, a diferença entre o quinto e o 12º era de 13 pontos. Em 2019, essa diferença caiu para apenas sete pontos.

O resultado na tabela pode não ter sido o melhor, mas para o Serra Macaense o ano pode ser avaliado como de grande aprendizado. Mesmo sem o resultado desportivo almejado no grupo profissional, pontos positivos foram destacados no cômputo geral, bem como o crescimento dos ‘Moleques do Serra’. Mais de 100 atletas somando os elencos defenderam o Verdão nas competições estaduais.