Físico macaense Eduardo Neiva foi convidado pela Direção do Departamento de Física da Universidade Federal do Acre, para proferir palestra sobre importante área da indústria do petróleo, tratando dos processos de pesquisas, desenvolvimentos e inovações tecnológicas, representado a Seção Macaé da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE, entidade internacional que congrega mais de 200 mil associados no mundo inteiro, entre profissionais que atuam em diversas empresas nessa cadeia produtiva, assim como estudantes de engenharia de petróleo e outras formações acadêmicas.

Com o título “Panorama da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Indústria do Petróleo no Brasil”, a plateia estava repleta de professores, alunos de diversas áreas da universidade representantes de associações comerciais da região.

Esse é um tema de muita relevância para o país e para os organismos enquadrados como ICT – Instituição de Ciência e Tecnologia, aborda Eduardo Neiva. A atual legislação sobre investimentos empresariais obrigatórios pela indústria de petróleo no país, oriundo das receitas da produção de óleo e gás natural, foi recentemente revista e já está valendo desde o início do mês de setembro de 2019.

Eduardo aponta que a atual legislação tornou muito mais flexível as aplicações dos recursos e procurou promover maior interação entre as universidades, as demais instituições brasileiras que desenvolvem atividades de ciência e tecnologia, com as empresas fornecedoras de serviços para indústria do petróleo. Contudo, alerta para modificações necessárias na gestão dessas organizações para poderem absorver esses recursos de modo a se tornarem atraentes prestadores de serviços tecnológicos, tanto para o mercado nacional quanto internacional.

Eduardo Neiva, quando estava na condição de Diretor de Comunicação da SPE Seção Macaé, entre os anos de 2017 a 2019, apoiou a criação e desenvolvimento da graduação em Física, com ênfase em geofísica de reservatórios de petróleo, sismologia e gerenciamento ambiental de águas subterrâneas, junto a Universidade Federal do Acre – UFAC.

Essa ação se configura, no cenário de atuação internacional da SPE, como uma das maiores inovações no processo de ensino e geração de expertise em áreas estratégicas para a indústria do petróleo mundial e, em especial, da região norte do país e suas relações com os países próximos da América do Sul e Caribe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here