Físico macaense Eduardo Neiva

O Físico macaense Eduardo Neiva foi um dos palestrantes convidado pela organizaçãodo IV Encontro do Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenheiros de Petróleo – SPE da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, representando a Seção Macaé da entidade internacional.

Na sua apresentação abordou o tema “Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P,D&I na indústria do petróleo no mundo e no Brasil”, realizando comparações entre as iniciativas de verbas públicas com as empresarias que possuem caráter tanto voluntário quanto compulsório nesse segmento.

Um dos apontamentos da sua palestra demonstra claramente a tendência atual e futura para um aumento significativo de verbas empresarias para contratações de pesquisas, mas principalmente nos processos de inovações tecnológicas as serem desenvolvidos tanto por universidades quanto por empresas prestadoras de serviços da cadeia de óleo e gás no país. Na ocasião, Eduardo Neiva também foi convidado a fazer parte de uma mesa redonda com professores e estudantes onde foi abordada questões relativos a visão do profissional do futuro na indústria do petróleo.

Esse é um tema de muita relevância para o país e para os organismos enquadrados como ICT – Instituição de Ciência e Tecnologia, aborda Eduardo Neiva. A atual legislação sobre investimentos empresariais obrigatórios pela indústria de petróleo no país, oriundo das receitas da produção de óleo e gás natural, foi recentemente revista e já está valendo desde o início do mês de setembro de 2019.

O Físico Eduardo Neiva, graduado pelo Instituto de física da UFRJ, possui extenso currículo voltado para a gestão em ciência e tecnologia, sendo responsável pela criação do antigo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia – IMMT.

Sendo o primeiro Mestre em Metrologia para a Qualidade e Inovação do Brasil, em Programa estabelecido pela PUC-Rio, foi convidado a ingressar na SPE em 2015, onde atuou na sequência como Diretor de Comunicação da Seção Macaé. Desde então vem colaborando na organização de diversos eventos promovidos pela entidade em parceria com outras organizações em nível mundial, tais como no Comitê Técnico da Conferência Técnica da Feira Brasil Offshore e OTC Brasil.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here