O prédio, que leva o nome de Geraldo Silveira Coutinho, completou 10 anos de inauguração em Macaé

A Firjan SENAI Macaé comemora, em 2018, uma década. A instituição, ao longo desse tempo, se tornou uma das mais importantes formadoras de mão de obra para a indústria do petróleo.

A solenidade comemorativa acontecerá nesta quarta-feira (28), às 15h. Durante a cerimônia, estão programadas homenagens a empresários e funcionários que contribuíram para a instalação da Firjan SENAI na cidade, além de alunos da antiga Escola Ferroviária 8 -1 SENAI, que funcionou em Macaé antes da atual unidade.

Também acontecerá uma exposição fotográfica e mostra de projetos integradores elaborados pelos alunos.

O atual prédio da Firjan SENAI, em Botafogo, foi inaugurado em 07 de outubro de 2008. A primeira aula foi realizada em 13 de outubro do mesmo ano, porém, antes, o SENAI já ocupava o prédio da Firjan SESI desde 2000. Os alunos eram atendidos em cinco salas de aula, dois laboratórios e um tanque para formação de mergulhadores para a indústria do petróleo.

O espaço cedido para o SENAI não conseguia satisfazer a necessidade das empresas da cadeia produtiva de óleo e gás, que precisava de um espaço maior dedicado à capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores. Nascia, assim, o prédio no bairro de Botafogo com 30 salas de aulas e 15 laboratórios.

“A vinda da Firjan SENAI para Macaé foi um resgate importantíssimo, uma vez que a cidade sempre teve uma história com a instituição. Consideramos isso uma grande conquista da Comissão Municipal e da Representação Regional da Firjan. Para os empresários ter a possibilidade de treinar seus colaboradores aqui é muito significativo”, afirmou Evandro Cunha, presidente da Comissão Municipal da Firjan em Macaé.

Para o presidente do Conselho Regional da Firjan no Norte Fluminense, Fernando Aguiar, a unidade ajudou no desenvolvimento local. “A Firjan SENAI Macaé foi de extrema importância para a cidade, uma vez que formou mão de obra qualificada para a indústria do petróleo. Essa indústria foi responsável pelo grande desenvolvimento regional nos últimos anos e a qualidade dos profissionais formados pela instituição fez toda a diferença neste processo”.

Com as boas perspectivas para o mercado de óleo e gás nos próximos anos, Firjan SENAI continua investindo na formação dos alunos. Ainda neste mês, serão iniciadas as obras do FABLAB, que faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e foi desenvolvido para estimular a inovação, com espaços de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Com isso, a unidade se tornará referência como uma das mais modernas de toda a rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here