Em ambas as comemorações há confraternização entre os fiéis, apresentações de quadrilhas, almoços comunitários e vendas de comidas típicas - Arquivo

Programação festiva segue até domingo nas duas paróquias

Duas paróquias que comemoram o dia de seus padroeiros no sábado (29) têm suas festas até domingo (30), com a presença do bispo dom Edney Gouvêa Mattoso. Elas são as igrejas de São Pedro (Barra de Macaé) e São Paulo Apóstolo (Centro). Em ambas as comemorações há confraternização entre os fiéis, apresentações de quadrilhas, almoços comunitários e vendas de comidas típicas.

Na paróquia São Paulo Apóstolo se dá novenário, desde o dia 21 de junho. Consiste na realização de nove missas, às 19h, nas quais os católicos expressam a oferta viva (um quilo de alimento não perecível) para 35 famílias assistidas por essa igreja. Já na paróquia de São Pedro ocorre ladainha e novena, desde o último dia 20, que termina neste sábado (29).

São Paulo Apóstolo

Segundo o Padre João Machado Evangelho, da Paróquia São Paulo Apóstolo, as noites do novenário têm sido muito animadas, com pratos italianos, americanos, baianos, espanhóis e outros. Domingo (30), às 10h, haverá missa com o bispo dom Edney e o crisma de 24 jovens e adultos.

Neste mesmo dia, às 12h, ocorrerá almoço e às 18h, missa com o pároco, antecedida por procissão com seis andores representando as capelas dessa comunidade. “A festa do padroeiro é uma oportunidade ímpar de executar com eficácia uma missão religiosa, na qual ocorrem pregação, intercessão, caridade e confraternização”, comenta o Padre João.

O endereço da Paróquia de São Paulo Apóstolo é Rua J Kopp, 106. O telefone para mais informações é (22) 2142-7536.

São Pedro

No início da noite de domingo (30), haverá procissão às 17h30 e missa com o bispo dom Edney, às 19h. Pela manhã deste dia, ocorrerá passeio ciclístico familiar com percurso da Igreja de São Pedro até a Lagoa de Imboassica, retornando pela Imbetiba até o ponto de saída. Os ciclistas darão início à pedalada a partir das 7h30.

Tanto no sábado (29), quanto no domingo (30), terá almoço nessa comunidade entre 12h e 14h. No período da noite dos dias de festa, se dará apresentação de diversas bandas. Na sexta-feira (28), Jovens Sarados, às 21h30, seguida pela apresentação do grupo JAC, de Nova Friburgo.

No sábado (29), se dará a dança da quadrilha Lua de Prata e da música do ministério de música da Comunidade Católica Shalom, tendo na sequência a animação do ministério de música macaense Deo Donate. No domingo (30), após a missa das 19h, será a vez da quadrilha Roceiros da Projetada e do show de Mr. Mikael, de Campos dos Goytacazes.

O endereço da Igreja de São Pedro é Rua Professora Vanilde Natalino Mattos, 168. O telefone de contato é (22) 2762-7909.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here