Organização espera atrair um público superior a 10 mil pessoas ao longo dos quatro dias de atividades

Todos os dias haverá celebração de Missa em diversos horários

A Paróquia Santo Antônio em Macaé convida a todos para a tradicional festa em honra ao seu padroeiro, que tem início nesta quinta (13) e se estende até o domingo (16). Com atrações para todas as idades, a organização espera atrair um público superior a 10 mil pessoas ao longo dos quatro dias de atividades.

No dia dedicado ao Santo, os festejos têm início às 18h com procissão luminosa pelas ruas do bairro Visconde de Araújo, seguida de Missa e show com a cantora Lita Lopes. Na sexta-feira (14) é Bavini (filho de Sérgio Reis e ganhador de 2 Grammys) quem anima o público com canções do seu primeiro CD solo, que leva o seu nome. No sábado (15) a partir das 15h acontece a Tarde Kids, e, à noite, a macaense Andréa Martins canta sambas que atravessam gerações. No domingo (16) o almoço será embalado pelo grupo Regional Choro de Biguá e, à noite, as comemorações serão encerradas com o “Evangelizashow” do sacerdote franciscano Frei Zeca. Todos os dias haverá celebração de Missa em diversos horários.

A dimensão adquirida pela tradicional Festa – que hoje integra o Calendário Oficial de eventos municipais -, fez com que a organização repensasse o impacto dos recursos descartáveis utilizados, decidindo em 2019 pela proibição dos copos e canudos de plástico.

Para o pároco, Padre Gleison Lima, a consciência ambiental é uma necessidade que deve ser objeto da reflexão de todos. “Ser cristão é ter consciência de que o planeta é esta Casa Comum, onde preciso estar atento ao que utilizo, para que não se torne um prejuízo para o outro. Vivemos em uma realidade onde muitos recursos recicláveis e não recicláveis são descartados sem nenhum tipo de tratamento na natureza, e especialmente o plástico, que além de poluir, causa diversos outros impactos”, disse.

Em março, a Câmara Municipal de Macaé aprovou projeto de lei que proíbe o uso e a distribuição, no comércio e em eventos, de canudos, copos, e outros itens descartáveis produzidos com plástico que não seja biodegradável. Embora a norma ainda não tenha entrado em vigor, a Paróquia antecipou-se por entender que a medida, de caráter ambiental, tem profundo impacto no meio-ambiente.

“Diante da proporção que a nossa Festa tomou ao longo dos anos, optamos em abolir o uso destes materiais como gesto concreto em prol da preservação ambiental. Por isso, teremos a disposição dos participantes canecas personalizadas, que poderão ser adquiridas e reutilizadas durante e após o evento”, afirmou o Padre Gleison.

Tendo como objetivo principal a arrecadação de fundos para a construção da nova Igreja Matriz, a comunidade promete oferecer às famílias macaenses momentos de lazer com segurança e muitas opções gastronômicas nas barraquinhas. Outra forma de ajudar é participando da “Ação entre Amigos” que sorteará no encerramento da Festa um carro 0km, uma moto 0km, uma viagem para Punta del Este (Uruguai) além de outros prêmios.

A Paróquia Santo Antônio está localizada na Travessa Padre Pedro, n. 671, no Visconde de Araújo em Macaé, e a programação completa da Festa pode ser acessada pelo site www.santoantoniomacae.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here