O comércio do Calçadão também estará de portas fechadas nesta sexta-feira por conta do feriado - Arquivo

Comércio local estará fechado e apenas algumas farmácias e supermercados funcionarão em escala de plantão

Como ocorre anualmente, acontece nesta sexta-feira (20) a celebração do Dia da Consciência Negra. A data é comemorada em alguns estados brasileiros, inclusive o Rio de Janeiro, sendo portanto feriado estadual. O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares. Neste dia, em 1695 (há 325 anos), Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, foi morto por bandeirantes.
Por conta disso, o Comércio local estará fechado e apenas algumas farmácias e supermercados funcionarão em escala de plantão.

Neste sentido, o dia o dia 20 de novembro, data de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra, através da Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A celebração foi incluída no calendário escolar em 2003, sendo a data válida para em todas as cidades situadas em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Nas demais localidades, a paralisação das atividades ocorre a partir de determinações municipais.

Representante de Macaé participa de celebração

A Diretora Teatral e atriz Claudia Byspo é uma das convidadas especiais do Conselho de Cidadania dos Países Baixos, para participar da Mesa da Cultura, que acontece nesta sexta-feira (20, sobre o tema ‘20 VER – O Mundo de Uma Etnia’. O evento marca a passagem do Dia da Consciência Negra, e acontece a partir das 16h no canal do Youtube do Conselho da Cidadania, contando ainda com a participação da atriz, cantora e militante Zezé Motta e da Dr’ Beatriz Rossow, que tem como tese de doutorado o tema ‘Da Nobreza Primeira – Lembranças de pretos velhos e o fenômeno do preconceito’.

A atriz Claudia Byspo é uma das convidadas especiais do Conselho de Cidadania dos Países Baixos, para participar da Mesa da Cultura – Divulgação

O convite a Claudia veio através da Conselheira Luíza Monteiro, que explica que a promoção acontece em parceria com Florescer Holanda, sob a liderança de Cláudia Magaldi.
“A roda de conversa terá como base o vídeo HÍBRIDO – A cena, O estudo, O Relato que assistiremos juntos, na live, para que em seguida se inicie a discussão”, esclarece a atriz Cláudia Byspo, que aproveitará a oportunidade para contar sobre os bastidores desse projeto e os estudos que embasaram a obra.

“Para nós é uma honra receber esse convite, pois reforça que a missão de HÍBRIDO está sendo cumprida. Quando você constrói um trabalho como esse, você tira a invisibilidade de uma etnia, de gente que perdeu espaço, disse Cláudia Byspo.

A atriz frisa que quem assistiu HÍBRIDO e se emocionou não pode deixar de participar dessa roda de conversa! “E quem ainda não assistiu, venha assistir junto conosco. Ajude-nos na nossa missão de cada vez mais tornar visível o invisível”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here