Devido as chuvas o evento acontecerá no próximo dia 26 de dezembro, das 10h às 15h, no bairro do Pecado – Rua Camboriú s/n

Ambientalistas, jornalistas, acadêmicos e produtores locais se unem para sensibilização do consumo e descarte responsável. Trata-se da 1ª Feira Sustentável de Macaé, que acontecerá no próximo dia 26 de dezembro, das 10h às 15h, no bairro do Pecado – Rua Camboriú s/n. Na oportunidade, será apresentada uma super programação para as crianças e adultos. A entrada será uma doação simbólica de qualquer valor em prol da revitalização e em melhorias do espaço para crianças, o parquinho de areia da Rua Camboriú, no bairro do Pecado.

A jornalista e escritora Mariana Müller explica que a proposta nasceu após o lançamento do seu livro infantil ‘Um Novo Par’, que trata da conscientização do lixo plástico nos oceanos. “Esse coletivo é fruto de uma vontade de trocar mais informações sobre a preservação do meio ambiente. Com o lançamento do meu livro, houve uma natural aproximação a diversos produtores locais, pesquisadores e ativistas que atuam na região promovendo uma série de ações de conscientização, como a coleta de lixo nas praias e palestras.

Como precisávamos de um espaço para realizar o evento próximo da praia, surgiu a ideia de apoiar outro coletivo, o das mães e pais do bairro do Pecado, em prol das melhorias do parquinho de areia do bairro. Assim, conseguimos reunir duas causas urgentes: promover mudança de hábitos para ajudar na preservação do meio ambiente e ainda apoiar melhorias em um espaço infantil do bairro e de acesso livre. Tudo a partir da coletividade e em prol de mais coletividade”, explica.

A força da união

A inciativa reúne profissionais de diversas áreas: como a escritora e contadora de histórias, Mariana Müller – da empresa Mari Faz de Conta -, a ecologista Sumara Katruch – da Mãe Orgânica -, a empresária Bianca Neves – do Eco-Ciente -, a acadêmica Taís Fontoura – do Amor Líquido -, Vinícius Nunes e Stephanie Magalhães – da Casa Gaia -, a esportista Paloma Ferreira – do Surf Feminino de Macaé -, Aline Lamoia – do Ateliê La´Moia -, Aline – do Mundo + Colab -, Thábata Capelo – da Casa Flora Designer e Gastronomia -, Túlio Breves – do Copos Bio -, Camila Barreto – do Macaé Kids -, Bianca Stutz – do Jardim do Afeto -, o empresário e surfista Rafael Brasiliense – do Qualité de Vie -, Licia Avena – do Restaurante Canto Natural -, Shizue Tamaki – da Interatos -, além da Associação de Moradores do Pecado, do ambientalista e engenheiro agrônomo agrocologista, João Flores, da jornalista, Evelyn Valente, das designers Maryana Ahlert e Diane Lizst, de toda a equipe do Macaense Ambiental e do presidente do SOS Pecado, Guilherme Sadenberg Barreto.

Programação infantil

Para as crianças, a programação terá sessão de histórias e escultura de garrafas plásticas realizada pelas crianças, aula de yoga, atividades recreativas e aula de surf. Para os adultos, palestras com Bianca Neves, sobre ‘Sustentabilidade na Infância’, com a professora Thaís Fontoura, sobre o benefícios do leite materno, com agro ambientalista, João Flores, sobre a ‘Produção de Orgânicos em Macaé’, a ecologista, Sumara Katruch, sobre a ‘Percepção e Sustentabilidade da Vida Humana’ e a pesquisadora Shizue Tamaki, sobre ‘Vitaminas A e N: percurso sensorial, afetivo e feliz para a primeira infância’.

Lixo marinho

De acordo com dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que, em 2050, a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. O impacto negativo dessa poluição afeta diariamente as praias macaense, e, com a chegada do verão, a situação piora ainda mais. Com intuito de alertar e sensibilizar as futuras gerações, um coletivo de mães, pais, estudiosos, acadêmicos e empreendedores, todos ativistas do meio ambiente, se reúne na 1° Feira Sustentável na região, onde apresentam alternativas de produtos e serviços para a prática do consumo consciente, além de uma programação especial voltada ao tema para crianças e adultos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here