Os feirantes oferecem alimentos naturais fresquinhos sem agrotóxicos vindos da região serrana e dos Assentamentos Sociais em torno da cidade de Macaé

A Feira Caipira da Serra vai implantar o serviço delivery, onde os clientes poderão ter essa grande vantagem de receberem os produtos em suas casas

Marcada pelo expressivo sucesso em 2018, a Feira Caipira da Serra chega a 2019 repleta de novidades. Uma das propostas para este novo ano é o serviço delivery, onde os clientes poderão ter essa grande vantagem de receberem os produtos em suas casas. O número para acionar os pedidos é (22) 98838-3131 (Whatsapp).

Neste sentido, toda a riqueza da produção da região serrana macaense chega à cidade semanalmente, fazendo a festa da comunidade em busca de alimentação saudável, artesanato e diversão. A Feira Caipira da Serra acontece todas as sextas-feiras, na praça Gê Sardemberg (antiga Câmara de Vereadores de Macaé), numa iniciativa do Instituto Vida Sustentável, que tem na liderança Paulo Moraes. A movimentação começa com a armação das barracas às 06h e o evento se estende até às 18h.

Os feirantes oferecem alimentos naturais fresquinhos sem agrotóxicos vindos da região serrana e dos Assentamentos Sociais em torno da cidade de Macaé, onde a população tem uma gama de variedade de produtos.

Preço e qualidade

A filosofia da administração da Feira Caipira da Serra, a cargo de Paulo Moraes, é qualidade por um menor preço. O local atrai público inclusivo por causa de alguns produtos raros como a raiz de Cúrcuma, ou Açafrão da Terra (o melhor anti-inflamatório da natureza), gengibre, bananas maçã, figo, ouro, prata, nanica, dágua, inhame, batata doce rosada e outros produtos produzidos por Luzia Sakaguchi Takahashi e seu filho Márcio, que são descendentes de japoneses, e são moradores da Cotia, em Serra da Cruz.

Já os produtores rurais Toninho e Celina Santos oferecem feijões, aipim, bananas, limão, manga, jaca, ovos de roça, farinha de mandioca e de batata-doce, além de ervas e vegetais. O engenheiro Maycon Gomes, proprietário do Orquidário Corações Verdes, comercializa belíssimas orquídeas e produtos de qualidade para cuidar das plantas, além de ovos de roça, jaca, bananas, abóbora e outros legumes.

A Benedita, do Assentamento Celso Daniel, traz sempre as hortaliças como alface, couve, salsa, cebolinha, cebola, beterraba, limão galego, e diversas pimentas in natura e em conserva. Já a barraca da Maria do Pará tem produtos naturais vindos da Mata Amazônica que servem para a beleza e saúde como os raros óleos de copaíba e andiroba, além de vários xaropes que fazem sucesso entre os clientes da Feira Caipira da Serra, Também do Pará, a família do Pedro é um sucesso com as tapiocas recheadas e farinhas.

Deusa Barnabé faz delícia como pães, bolos, doces, sucos e produz almoços e jantares para vários clientes em seus lares. As duas barracas da família do Nilson e da comunicativa Rose vende ovos e galinha de roça, bananas, quiabo, maxixe, coco, hortaliças, limão galego, ora-pró-nobis, fruta pão. Por sua vez, o mineiro morador há 30 anos em Macaé, Vinícius, produz linguiça de porco, carne-de-sol, carne-seca, doces-de-compota, licores e em breve o café moído na hora. O Paulo Moraes e Matheus de Jesus comercializam mel orgânico silvestre vindo de Mata Atlântica, queijos Minas Frescal, Curado Simples, com azeitonas, ervas finas e Mascarpone, além da camisetas e peças de vestuário da famosa grife ARTMANHA e antiguidades.

A professora de artesanato Arlene Coutinho é a responsável pelas cinco barracas junto com aos artesãos da região serrana macaense, que produzem belíssimas obras de arte popular de alta qualidade.

Agradecimentos

Paulo Moraes deixa registrado os agradecimentos especiais à Câmara Municipal de Macaé, a Secretaria de Agroeconomia, Secretaria de Educação, ao médico veterinário Aurélio Vasconcellos, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM ), 2000 Elétrica e Hidráulica, Arco Íris Petrotintas, A. Tavares Carpintaria e Marcenaria, Mil Artes, Terelim, Leo Ribeiro, a designer Virgínia Nogueira da Tree Comunicação, ao Sr.Sylvio Reis e ao Instituto Vida Sustentável.

Atingindo objetivos

Paulo Moraes ressalta que a Feira Caipira da Serra atinge totalmente a proposta de elevar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, proporcionando aos pequenos produtores da Bacia do Rio São Pedro, do Sana, toda a Serra de Macaé e região, a geração de renda com os alimentos das suas plantações in natura, ou processados em doces, salgados, incluindo mel e derivados do leite. Por outro lado, o evento abre espaço para os artesanatos, artes e antiguidades e para outras formas de cultura como a música, o cinema e o teatro, todos trabalhando para este desenvolvimento sustentável e prazeroso.

O espaço oferece alimentos sem agrotóxicos, artesanato, flores, além de atrações artísticas. A Feira Caipira da Serra possui 25 barracas com balcão de madeira 150 x 90 cm e cobertura em lonas.