Macaé brilha no cenário nacional de eficiência no combate ao Covid-19

O município é o primeiro do estado a conquistar esse estágio

 

Após o prefeito Dr. Aluízio anunciar que Macaé atingiu a ‘faixa verde’ em coletiva de imprensa por videoconferência na última quinta-feira (06), o município ganha projeção nacional, através dos grandes jornais do país por ser a primeira cidade do estado do Rio de janeiro a conquistar esse estágio. Significando risco baixo, apesar de a ‘faixa verde’ do covidímetro – usado para medição da taxa de infecção na região – representar certa estabilidade quanto à mitigação na disseminação do vírus, é preciso cautela por parte da população.

Na última segunda-feira (10), o jornal O Globo, um dos mais conceituados pelas grandes metrópoles, publicou uma matéria sobre essa importante conquista não só para a sociedade macaense, mas para todo o estado, reforçando que é possível prosseguir em meio a um cenário atípico e de excepcionalidade.

Essa bandeira só foi possível por conta das medidas adotadas pelo poder público desde meados de março em prol da saúde e do bem-estar dos populares, quando o novo coronavírus, era apenas uma novidade. Barreiras sanitárias, para os testes epidemiológicos aos que tentam entrar na cidade, e a instituição de inúmeros decretos municipais, que reforçaram o isolamento social, foram duas das principais ações implantadas pelo Chefe do Executivo.

Macaé registra até o momento 6.422 casos confirmados por COVID-19, sendo 6.213 casos de pessoas que se recuperaram da doença e, 121, que vieram a óbitos. Já a ocupação dos leitos de terapia intensiva se está em 34%; de reprodução do vírus 0,93; e de letalidade 1,9%, segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (11).
Vale dizer que, devido ao estágio que o município se encontra, novas atividades comerciais serão reabertas a partir desta quinta-feira (13), sendo essas, shoppings centers, academias, bares, cafeterias, restaurantes e templos religiosos.

Para essa flexibilização, os funcionários dos segmentos autorizados a reabertura estão realizando as testagens no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, e a vigilância sanitária estará em severo acompanhamento. Apesar da retomada, o prefeito salientou a importância dos cuidados por parte de todos. “Muita fé, oração, paciência e resiliência daqui para frente. Temos que fazer muito mais. A responsabilidade deve ser do funcionário, mas também de quem entra, os clientes. Termômetros, álcool em gel, espaçamento entre os ambientes serão algumas das medidas adotadas”, disse em coletiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here