Macaé brilha no cenário nacional de eficiência no combate ao Covid-19

O município é o primeiro do estado a conquistar esse estágio

 

Após o prefeito Dr. Aluízio anunciar que Macaé atingiu a ‘faixa verde’ em coletiva de imprensa por videoconferência na última quinta-feira (06), o município ganha projeção nacional, através dos grandes jornais do país por ser a primeira cidade do estado do Rio de janeiro a conquistar esse estágio. Significando risco baixo, apesar de a ‘faixa verde’ do covidímetro – usado para medição da taxa de infecção na região – representar certa estabilidade quanto à mitigação na disseminação do vírus, é preciso cautela por parte da população.

Na última segunda-feira (10), o jornal O Globo, um dos mais conceituados pelas grandes metrópoles, publicou uma matéria sobre essa importante conquista não só para a sociedade macaense, mas para todo o estado, reforçando que é possível prosseguir em meio a um cenário atípico e de excepcionalidade.

Essa bandeira só foi possível por conta das medidas adotadas pelo poder público desde meados de março em prol da saúde e do bem-estar dos populares, quando o novo coronavírus, era apenas uma novidade. Barreiras sanitárias, para os testes epidemiológicos aos que tentam entrar na cidade, e a instituição de inúmeros decretos municipais, que reforçaram o isolamento social, foram duas das principais ações implantadas pelo Chefe do Executivo.

Macaé registra até o momento 6.422 casos confirmados por COVID-19, sendo 6.213 casos de pessoas que se recuperaram da doença e, 121, que vieram a óbitos. Já a ocupação dos leitos de terapia intensiva se está em 34%; de reprodução do vírus 0,93; e de letalidade 1,9%, segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (11).
Vale dizer que, devido ao estágio que o município se encontra, novas atividades comerciais serão reabertas a partir desta quinta-feira (13), sendo essas, shoppings centers, academias, bares, cafeterias, restaurantes e templos religiosos.

Para essa flexibilização, os funcionários dos segmentos autorizados a reabertura estão realizando as testagens no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, e a vigilância sanitária estará em severo acompanhamento. Apesar da retomada, o prefeito salientou a importância dos cuidados por parte de todos. “Muita fé, oração, paciência e resiliência daqui para frente. Temos que fazer muito mais. A responsabilidade deve ser do funcionário, mas também de quem entra, os clientes. Termômetros, álcool em gel, espaçamento entre os ambientes serão algumas das medidas adotadas”, disse em coletiva.