rodovia-amaral-peixoto-rj106-wanderley
Rodovia Amaral Peixoto depende de investimentos para atender a demanda regional

O governo do Estado listou nesta semana a relação das estradas cuja gestão será ofertada em edital de concessão. A Amaral Peixoto, que antes pertencia ao bloco lançado ainda na gestão de Pezão (MDB), foi excluída do planejamento anunciado pela equipe do governador Witzel (PSC). A rodovia que ligará Campos ao Porto do Açu será contemplada. Resta saber se o governo assumirá sozinho o projeto de duplicação da RJ 106, fundamental para a cidade.

Esgoto

Os problemas de saneamento de Macaé exigem o início imediato das obras anunciadas pela BRK Ambiental no ano passado. Hoje, apesar da vigência do contrato da Parceria Pública Privada (PPP), o controle sobre os dejetos é ínfimo, levando a população a conviver com mau cheiro em tudo quanto é canto da cidade. Em litígio, o acordo entre a prefeitura e a concessionária segue suspenso, o que prejudica o município. Esse imbróglio precisa ser resolvido o quanto antes.

Saúde

As variações do tempo tornam mais comuns as doenças sazonais, que no verão se revelam em infecções respiratórias provocadas pelo vírus da gripe. Os postos de saúde e unidades de média complexidade da rede registram uma procura maior de pacientes em busca de tratamento. Quem já conhece o caso, busca apoio em remédios caseiros. A automedicação nunca é indicada, especialmente nestes casos.

Encontro

Ontem (5), o quarto secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Chico Machado (PSD), se reuniu com membros da base aliada do governo do Estado, com objetivo de preparar pautas que sejam importantes para as cidades do interior. A reforma de escolas será prioridade nestas demandas, também trabalhada pelo deputado Welberth Rezende (PPS). Com o jeito peculiar de fazer política, ambos conseguirão resultados.

Cuidado

As atividades realizadas nas areias das Praias Campista e dos Cavaleiros movimentam o verão em Macaé. Porém, a prática esportiva requer atenção especialmente para não criar atritos. A famosa altinha e o frescobol podem atingir pessoas que querem apenas curtir o calor do sol e o frescor das ondas. Com a presença da Guarda na orla, quem se sentir incomodado deve pedir auxílio. O bom senso precisa prevalecer neste momento.

Festa

Falando na orla, neste final de semana ocorrerá mais um festival de comida e de cerveja artesanais, na Praia dos Cavaleiros. Com shows e atrações conhecidas do público local, o Beach Beer Truck vai se tornar uma das poucas programações festivas que ocorrem no período mais quente do ano. Quem pretende curtir a festa deve optar por usar táxis e UBER, lembrando que bebida e direção não combinam, pelo bem de todos.

Fiscalização

A Comissão instituída pela prefeitura para fiscalizar prédios públicos e privados que aglomeram mais de 100 pessoas precisa exercer um trabalho sério, para garantir a segurança de quem frequenta. Ontem (5), os membros das secretarias que cumprem a decisão do prefeito visitaram o Shopping Plaza Macaé, onde casos recentes sobre o mau funcionamento do sistema de energia foram relatados. Tudo que for identificado será encaminhado ao Ministério Público.

Limpeza

A equipe da secretaria municipal de Infraestrutura está adiantando os serviços de limpeza dos canais de drenagem das águas pluviais da cidade, visando prever o volume das chuvas que estão por vir em função do verão. Nesta semana, a expectativa é de que mais água desabe sore Macaé, amenizando o calor intenso. Mas quem vive nos bairros que alagam com frequência está preocupado. E não é de brincadeira!

Serviço

Os Correios ainda permanecem na lista principal de reclamações na cidade. A dificuldade de se garantir a entrega dos objetos postais nos dias marcados é grande, o que leva os destinatários a enfrentar filas na porta da central de distribuição, no Engenho da Praia. Quem não contrata a logística particular, precisa se acostumar a esses imprevistos. E o PROCON já está cheio de denúncias contra a empresa estatal nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here