Estiagem afeta captação de água em Macaé e Rio das Ostras

896
População está recorrendo aos caminhões-pipas para minimizar a falta d'água nas cisternas e caixa-d'água - Wanderley Gil

Nível de água do Rio Macaé está em situação emergencial e população sofre com o desabastecimento

Cadê a água? Essa é a pergunta que muitos macaenses têm feito nas últimas semanas. O problema do abastecimento é antigo e segue sem uma solução, pelo contrário, vem se agravando com o passar dos anos. Devido à forte estiagem que atinge o Norte do Estado do Rio de Janeiro, a Cedae enviou um comunicado informando que houve redução da captação de água no manancial do Rio Macaé, sistema que atende os municípios de Macaé, Rio das Ostras e o distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

A Cedae solicita aos consumidores que utilizem a água de forma equilibrada durante este período, priorizando atividades básicas e evitando o desperdício. A Companhia informa ainda que vai disponibilizar carros pipa para atender serviços essenciais, como escolas e hospitais, caso haja necessidade.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, usou as redes sociais para demonstrar sua insatisfação. “Desde fevereiro falando, pedindo, gritando sobre a irresponsabilidade da Cedae com a cidade de Macaé. Decreto, contrato nulo, consulta popular, tarifa zero e o saldo? A cidade sem uma gota d’água. Não dá para entender”, disse o chefe do Executivo.

O superintendente regional da Cedae, Fernando Arruda, esteve na sexta-feira com uma equipe ténica da companhia em visita a capacitação de água na Fazenda Severina, localizado próximo a rodovia BR-101. No local foi constatado que o nível do reservatório de água está abaixo do nível normal.

Já o deputado estadual Welberth Rezende (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na sessão ordinária de quinta-feira (19), para retratar o problema de falta d’água nos municípios de Macaé e Rio das Ostras. O parlamentar solicitou através de um requerimento junto ao Instituto Estadual do Ambiente -INEA, diretamente ao presidente Cláudio Dutra, providências na dragagem dos rios, pois eles estão assoreados, prejudicando o abastecimento de água na região.

“Além do problema da estiagem, pois já são muitos dias sem chuvas, o assoreamento dos rios está causando muitos transtornos à população. Precisamos dragar o rio Macaé para poder aumentar a lâmina d’água, que hoje está de 20 centímetros. Para a bomba voltar a funcionar é necessário o rio estar mais fundo. A Cedae não pode fazer este serviço e sim o Inea que possui uma draga flutuante. Por isso estou fazendo este pedido emergencial em nome da população de Macaé e Rio das Ostras. São captados em sua normalidade cerca de 670 litros por segundo de água. Hoje a Cedae está captando apenas 470 litros por segundo”, comentou o parlamentar.

Moradores das cidades afetadas pelo abastecimento de água estão usando as redes sociais para demonstrar a indignação do serviço prestado pela Cedae. “Água é indispensável à população e não pode faltar. É o mínimo de decência. Não cai água, mas a conta chega certinho”, disse Luciano Stoller.

Caminhões-pipas estão sendo vistos por todos os cantos da cidade abastecendo residências, inclusive, edifícios. Segundo relato de moradores, só estão sendo vendidos cinco mil litros de água.

3 COMENTÁRIOS

  1. A SACAGEM DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO !!! QUE VEIO A PREJUDICAR A POPULAÇÃO MACAENSE !!! , POIS RIO DAS OSTRAS RJ , POR SER. ANTIGO DISTRITO DE CASEMIRO DE ABREU TEM PARTICIPAÇÃO NO GRANDE RIO SÃO JOÃO !!! QUE PODE ABASTECER TODA AS POPULAÇÕES DE BARRA DE SÃO JOÃO E TODA A POPULAÇÃO DE RIO DAS OSTRAS RJ !!! NÃO PRECISANDO UTILIZAR O RIO MACAÉ , PARA FAZER O SEU ABASTECIMENTO !!! ISSO É UMA GRANDE SACANAGEM FEITA A TODA POPULAÇÃO MACAENSE !!!

  2. ESSA SACANAGEM CITADA ACERCA DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO EM RELAÇÃO A CIDADE DE MACAÉ RJ !! TAMBÉM CHEGA NA DUPLICAÇÃO DA BR 101 NORTE ENTRE RIO DOURADO ATÉ A ENTRADA DA CIDADE DE MACAÉ RJ !! A CIDADE DE MACAÉ RJ , RECEBEU NO SEU TRECHO SEM DUPLICAÇÃO MUITOS ACIDENTES !!! POIS O TRECHO ENTRE RIO DOURADO ATÉ A ENTRADA DA CIDADE DE MACAÉ RJ SE TORNOU A NOVA RODOVIA DA MORTE !!! QUE PERTENCIA AO TRECHO DA CIDADE DE CAMPOS RJ !!!! A CIDADE DE MACAÉ RJ ESTÁ ISOLADA DO PROGRESSO DE DUPLICAÇÃO DA BR 101 NORTE !!! E OS POLÍTICOS MACAENSES AINDA NÃO SE ATENTARAM ACERCA DESTA SACANAGEM AINDA !!! SOBRE INFLUÊNCIA DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO DE ISOLAR A CIDADE DE MACAÉ RJ, DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO !!! ALEGAM QUE NÃO PODE FAZER A DUPLICAÇÃO DO TRECHO POR CAUSA DA REBIO DA FAZENDA UNIÃO DE ROCHA LEÃO DISTRITO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS RJ !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here