Estagiário: saiba como mandar bem

197

E garanta  aprendizado nesse início de experiência no mercado de trabalho

 

Depois de alguns aprendizados na faculdade, é chegada a hora em que os futuros graduandos precisam colocar em prática tudo que vem aprendendo. É hora do tão esperado estágio. Ele representa o primeiro contato da formação profissional, é ali que os estudantes aprendem de forma mais direta com a realidade do curso escolhido. Essa experiência é regulamentada pela Lei 11.788, de 2008, e exigida em alguns cursos como requisito obrigatório para a conclusão da graduação.

 

No do estágio, é possível desenvolver as habilidades profissionais, conquistar experiência para o mercado de trabalho, além de permitir ao aluno vivenciar a prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. O estágio também funciona como uma porta de entrada para novas oportunidades na carreira. Conseguir se sair bem nesse período é fundamental para os estudantes que sonham com uma vaga logo após a graduação e compreendem a importância de construir uma boa rede de networking.

 

Confira dicas sobre como ser um bom estagiário.

 

De olho no relógio

Cumprir a carga horária do estágio é muito importante. Evite atrasos. Ser pontual ainda é tido pelas organizações como uma qualidade que destaca o profissional.

 

Se mostre interessado pelas suas atividades

Demonstre interesse em aprender as atividades delegadas a você, o seu funcionamento e tudo o que vai além das suas atividades padrão. Isso mostra proatividade.

 

Aprenda a ouvir mais

Ter boa comunicação é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. No entanto, isso não significa que você deva ser sempre a pessoa à frente das conversas. A observação também é uma qualidade importante, por isso esteja mais atento aos acontecimentos ao seu redor. Saiba ouvir o que está sendo passado e veja como pode aprender ainda mais.

 

 

Tenha atenção às suas tarefas 

O estágio ideal para adquirir experiência na área profissional. Esse aprendizado envolve testar, acertar e, em algumas situações, errar. No entanto, não tome isso como desculpa para não ter atenção em suas obrigações. Revise as tarefas e certifique-se que está realizando os trabalhos conforme solicitado.

 

Tenha um bom relacionamento interpessoal 

Evite ficar isolado e interaja com os colaboradores de trabalho. Mantenha bom relacionamento, afinal, seus colegas contribuem e muito para o seu aprendizado.

 

Postura profissional 

Uma postura profissional não significa estar sério em todas ocasiões, mas saber distinguir o momento que exige profissionalismo daqueles em que a brincadeira cotidiana não afeta a rotina de trabalho.

 

Proatividade

A falta de iniciativa é encarada como uma atitude ruim pelas empresas. Além de demonstrar interesse, não deixe a rotina acabar com o seu entusiasmo e vontade de aprender. Questione, interaja, busque esclarecimentos e contribua com soluções inovadoras.

 

Mantenha-se atualizado

No mercado de trabalho, tudo muda o tempo todo e se manter-se atualizado é um diferencial. Busque novas fontes de aprendizado. Os cursos online gratuitos são uma oportunidade de acesso a novos conteúdos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here