Diretora Leila Simões está envolvida nos preparativos para o retorno das aulas nesta segunda-feira - Foto divulgação

O entusiasmo toma conta dos alunos que estão na maior expectativa de retornar às aulas presenciais, autorizada pelo Prefeito Welbeth Rezende, através de decreto, após um ano de distanciamento e sem o calor humano dos colegas, professores e apoiadores escolares. O mesmo entusiasmo ocorre com os professores e diretores das escolas, que amargaram esse longo período de fechamento das atividades, em nome da contenção do Covid-19.
A reabertura acontece de forma gradual e sistematizada, em que as Unidades Escolares da Rede Pública e Privada de Macaé devem cumprir o Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais de Macaé.

Neste primeiro momento, retornam às atividades as turmas de Educação Infantil – Creche e Pré-escola, nesta segunda-feira, 1º de março.

A Diretora da Creche Cantinho do Bem Te Vi, Professora Leila Simões, não se cabe de tanto contentamento com este retorno. “Receber nossas crianças novamente é o momento mais esperado por todos nós, incluindo os pais, que tanto torceram por este momento formando o Movimento Pais pela Educação Macaé e estão tão ansiosos quanto nós pelo retorno”, declarou a diretora acrescentando que essa parceria Pais x Escola sempre deu certo e agora mais do que nunca.

“Tenho certeza que esse retorno será um sucesso e a nossa princesinha do atlântico, será referência no estado”, frisou.

Leila Simões esclarece também que as escolas que estavam se preparando com todos os itens de higiene agora buscam mais conhecimentos através de treinamentos com profissionais e empresas renomadas da cidade.

Ela ressalta que o protocolo elaborado pelos profissionais da Saúde, Vigilância, Epidemiologia e da Educação está bem criterioso e a sua escola vem seguindo tudo à risca.
“Estamos colocando todos os nossos esforços para que tudo dê certo e os próximos segmentos também retornem conforme cronograma citado no decreto”, conclui Leila.

Já o Diretor Geral do Colégio Ativo, Marcelo Salvini, informou que a escola reabre de maneira gradual, conforme as orientações do decreto municipal, para as famílias que quiserem e puderem voltar voluntariamente; e para as famílias que ainda não se sentem seguras, manterá a opção do acompanhamento online.


“Nossa escola contou com a assessoria de Janile Mayomi Muniz Tashiro, enfermeira e mãe parceira de nossa escola, que treinou toda nossa equipe e organizou, conosco, nosso Protocolo de retorno, onde consta as ações relacionadas à higienização que visam minimizar a contaminação da comunidade escolar”, contou o diretor.

Ele esclarece ainda que a escola está preparada com tudo o que se pede os grandes protocolos sanitários, como aferição de temperatura de toda comunidade escolar, sinalizações de todas as áreas comuns com risco de contaminação da escola, marcação de mão única em corredores para minimizar o tráfego frente a frente, instalação de dispensers com álcool em gel 70% nas entradas, nas áreas de circulação e salas de aula, disponibilização de recipientes com álcool em gel 70% para a higienização das mãos na entrada, com acionamento por pedal, tapetes sanitizantes nas entradas principais da escola, marcações de distanciamento nas áreas comuns e salas de aulas, além de um protocolo específico de higienização da escola.

“Nossos profissionais estão preparados e entusiasmados para o acolhimento emocional de todos os alunos, com um retorno afetivo e alegre, em um espaço que não é mais o mesmo e cientes que nossas crianças também não são mais as mesmas e necessitam de um projeto ainda mais acolhedor do que já temos o costume. Serão novas rotinas, mas com o afeto, responsabilidade e a alegria de sempre”, revelou o diretor do Ativo.

A programação de retorno às aulas presenciais das escolas particulares vai prosseguir, no dia 15 de março com o Ensino Fundamental I; dia 29 de março com o Ensino Fundamental II; e dia 14 de abril com o Ensino Médio.

Já as escolas da rede pública vão cumprir o seguinte cronograma: Educação Infantil – Creche e Pré-escola, dia 3 de maio; Ensino Fundamental I, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Fluxo de correção, dia 17 de maio; Ensino Fundamental II, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Fluxo de correção, dia 31 de maio; e Ensino Médio, dia 31 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here