Professor de Geografia, Cesar Gomes, dá algumas dicas de comportamento do aluno no período de estudos

Alunos buscam direcionamento dos estudos em cursos específicos. Inscrições seguem até o dia 17 de maio

Os prazos para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio seguem e na segunda-feira (6), começaram as inscrições, que vão até dia 17 de maio. As provas serão realizadas a partir do dia 3 de novembro, parecer até muito tempo até lá, mas não é. Por isso, os professores do Colégio Conceito de Rio das Ostras orientam que é necessário começar o quanto antes a preparação. Alguns já iniciaram o cronograma, outros buscam o auxílio de cursos preparatórios para conseguir um melhor direcionamento na forma como planejar e organizar a rotina de estudos.

Domenica Meireles é professora de química. Segundo ela, é preciso de muito treinamento, assistir às aulas com bastante atenção, fazer exercícios de fixação e, mais para frente, quando o conteúdo estiver fixado, resolver as questões do ENEM de anos anteriores. “Apesar da prova agregar várias competências, os alunos poderão perceber que podem haver questões do mesmo assunto cobradas de maneira diferente. Desta forma, ficará mais fácil resolver a questão, caso seja abordado novamente este mesmo assunto. É sempre importante fazer estes exercícios específicos, seja do Enem, da Uerj ou de outro que o aluno venha a prestar”, disse ela que é professora do curso pré-vestibular do Colégio Conceito, em Rio das Ostras.

Professora Domenica Meireles orienta que aluno precisa se dedicar na resolução de exercícios de provas anteriores

É isso que tem feito o estudante, Otávio Augusto. Ele tem apenas 18 anos e quer cursar Rádio e TV na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Otávio chegou a fazer as provas em anos anteriores para testar os conhecimentos, entretanto, para este ano, buscou um diferencial e se matriculou em um curso preparatório. “Procurei este diferencial, pois consigo um direcionamento melhor do que estudar por conta própria. Além das aulas aqui no pré, estudo mais duas horas por dia”.

Para o professor de Geografia, Cesar Gomes, o aluno precisa ter disciplina e foco certo, pois não é fácil estar estudando uma matéria e, de repente, já assimilar outra. “Aliar esses conhecimentos na hora da prova é imprescindível. Isso se consegue, assimilando a teoria, mas também praticando. O conhecimento teórico é importante, mas a progressão para os resultados vem com as atividades”, ressalta.

A estudante Sara Cristina fará o Enem pela terceira vez. A maior dificuldade, na visão dela, é a redação. Para tentar aumentar a nota obtida nos anos anteriores, ela também se prepara no pré-vestibular. “Além das aulas daqui estudo mais quatro horas por dia. Tudo isso, para tentar ingressar no curso de medicina veterinária ou nutrição”, finalizou.