Equipe macaense comprova bom momento e quebra sequência dos Búfalos

Nem mesmo quem já esperava um jogo muito equilibrado entre Macaé Basquete e o Brasília Búfalos, imaginou um duelo como o da noite desta segunda-feira (23) no Ginásio do Juquinha. Com direito a empate no tempo regular e uma prorrogação memorável, o Macaé emplacou a sua terceira vitória consecutiva no returno da Liga Ouro: 78 x 69. A equipe, que já havia vencido o líder Corinthians fora de casa e o também brasiliense Cerrado Basquete nas rodadas anteriores, quebrou a sequência de vitórias do Búfalos, que vinha de cinco triunfos consecutivos.

“Uma vitória importantíssima, em um confronto direto. Era um jogo em que a gente não precisava ir para a prorrogação, mas os jogadores tiveram autoridade para jogar o tempo extra com muita qualidade. Isso dá muita confiança para a sequência da competição e é um passo importante para classificação aos playoffs”, afirmou o técnico Léo Costa.

O duelo, como já se previa, começou com os times empatados até o quinto ponto. A partir daí, o Macaé, empurrado pela torcida, abriu uma pequena frente, chegando a metade do quarto com 13 x 7 no placar. Com um jogo consistente, a vantagem do time da casa aumentou para mais que o dobro de pontos do Búfalos: 18 x 8 na metade do quarto.  Daí bastou administrar a diferença até o fim do período, vencido pelo Macaé por 22 x 14.

No segundo quarto o Brasília mostrou força e encostou no placar: 22 x 19. O time macaense voltou a se organizar em quadra, mas o Búfalos não perdeu o adversário de vista. Ainda assim, o Macaé foi para o intervalo com a dianteira no placar: 31 x 27.

Na volta, o time macaense, mais uma vez, abriu no placar e, com apenas três minutos da parcial, a diferença era de 13 pontos. Da metade do terceiro quarto em diante, a diferença acabou diminuindo e o equilíbrio seguiu até o final da parcial, vencida pelo Macaé por 49 x 43.

No último quarto, o Brasília pressionou e a diferença caiu para apenas dois pontos: 50 x 48. Com a torcida fazendo sua parte na arquibancada, o Macaé novamente tentou frear a recuperação, mas a equipe brasiliense fez o seu melhor quarto e chegou a virar o placar. O time da casa retomou a vantagem, mas a cinco segundos do final, o Brasília deixou tudo igual: 62 x 62 e prorrogação.

Técnico Léo Costa destaca que a vitória dá um passo importante para classificação aos playoffs

Prorrogação – Com Mamedes fazendo a diferença na defesa e Rafael inspirado no ataque, o Macaé Basquete começou o tempo extra partindo para cima e saindo na frente. O Brasília empatou e, mais uma vez, o ala-pivô tirou a diferença no placar para a equipe macaense, acertando dois lances livres e aproveitando o contra-ataque: 68 x 64.

Mamedes continuou muito bem na defesa, mas, daí para frente, foi a dupla americana, que fez a diferença, durante todo jogo, que entrou em cena novamente. Nate Barnes somou mais sete pontos, Thornton converteu dois lances livres e ainda deu uma bela assistência para Mamedes dar números finais a partida: 78 x 69 e o Juquinha explodindo em vibração:

“É bom assim, com emoção, pois mostra o quanto a equipe está focada. É um confronto direto, a gente precisava de uma vitória acima de três pontos e no final foi bom ter ido para a prorrogação, pois conseguimos aumentar essa diferença. Agora é ir focado para os três jogos no Sul, para tentar trazer os playoffs com mando de quadra aqui no Juquinha e contar com o apoio dessa torcida que é maravilhosa”, finalizou o ala-pivô Rafael.

Após enfrentar o Brasília Búfalos, o Macaé enfrenta o Brusque no dia 1º de maio, às 20h. Já o jogo contra o Basquete Blumenau será no dia 3 de maio, às 20h15. Completando a sequência fora e encerrando a fase de classificação, Macaé encara o Londrina (PR) em 5 de maio, às 17h.