A Colônia de Férias segue até o dia 26 (sexta-feira), das 8h às 11h e das 14h às 17h

Crianças participaram de atividades voltadas à segurança no trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana atua também na Colônia de Férias promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes. O objetivo é levar conceitos como segurança no trânsito e cidadania às crianças e adolescentes que participam dos encontros. Na terça e quinta-feira (dias 23 e 25), pela manhã e à tarde, a “Escolinha de Trânsito” realiza diversas atividades educativas e lúdicas com foco na orientação sobre as leis de trânsito. São 50 crianças pela manhã e 120 à tarde que participam das ações.

O trabalho é desenvolvido pela equipe da Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. De forma dinâmica, as crianças aprendem a necessidade de se respeitar as regras de trânsito. Durante a atividade, elas percorrem um circuito simulado de uma via pública, com semáforos, faixas de pedestres e placas de trânsito. Ao mesmo tempo em que se divertem, elas aprendem o seu papel como pedestres e futuros motoristas. No final do percurso, elas recebem um exemplar da Revistinha Pistinha e a Família Roda Certo com espaços para colorir e conteúdo educativo.

“Essa atividade visa fazer o trânsito mais seguro e melhor. Por meio da educação, podemos tornar essas crianças e adolescentes multiplicadores das informações passadas nas atividades”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

Para as crianças, o momento foi de conhecer melhor as regras de trânsito. “Não conhecia algumas placas, como de escola perto e aquela de transporte pesado (manobra de veículos pesados). Aprendi o que é agora”, explicou Anthony Lemos (11), que mora na Virgem Santa. Já Pedro Henrique Pavuna Tavares (13), morador do Barreto, disse que foi tudo divertido. “Não sabia muita coisa sobre trânsito. Agora, sei mais um pouco. Foi bem legal”, falou.

Neste momento em que as crianças estão de férias, as orientações sobre o comportamento nas vias públicas são fatores destacados pela equipe. “Neste período de férias as crianças brincam mais na rua, soltando pipa ou jogando bola, por isso é importante ainda mais a orientação sobre as regras de trânsito, estar atento às placas, à travessia segura e respeitar a sinalização. Durante a simulação da via, onde elas percorrem o circuito, possibilitamos à criança observar o trajeto e aprender melhor as regras de trânsito”, pontua a agente de trânsito Josiana Wilme.

Um dos coordenadores da Colônia de Férias, Rafael Augusto, explica que são desenvolvidas cinco atividades diferentes por dia para as crianças e adolescentes. “Elas têm a possibilidade de conhecer outros esportes que ainda não conhecem, como o vôlei, basquete, futsal e jiu jitsu, além do futebol. Além disso, também desenvolvemos recreação e atividades lúdicas. Elas estão gostando bastante”, conta.

Educação no Trânsito – A “Escolinha de Trânsito” é uma das ações do Programa Circulando no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, que também leva palestras para empresas, além de instituições de ensino, onde são ministradas orientações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania.

Interessados em agendar palestras devem protocolar ofício na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro, telefone 2762-7333.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here