O secretário explicou que o material não substitui as aulas físicas e o ano letivo de 200 dias não será comprometido.

Os alunos de Macaé, redes pública e privada, poderão estudar em casa através de conteúdos online que estarão disponíveis, a partir da próxima semana. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, na manhã desta quinta (19), e destina-se a atender todos os segmentos desde a Educação Infantil, Fundamental I e II, até o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Macaé não há caso confirmado do coronavírus, mas, diante da pandemia da doença, que levou à suspensão das aulas nas redes de ensino, a nova rotina das atividades escolares teve de ser organizada para que os alunos não percam o conteúdo que seria dado em sala de aula neste período.

O secretário explicou que os professores devem enviar os seus conteúdos disciplinares, como vídeos, provas, textos, simulados e atividades diversas para o e-mail educacaonaopara@gmail.com. Todo material recebido será analisado por uma equipe da Educação e, em seguida, disponibilizado aos alunos no Portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br, através do link “Educação não Para”. Em um clique, os alunos serão direcionados para a página do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM) que traz as plataformas para estudos, cujo conteúdo estará dividido por segmento. O acesso será gratuito.

“As aulas online serão rápidas porque o nosso objetivo é ensinar o aluno a aprender, por isto estamos orientando os professores para que os vídeos enviados sejam curtos, mas com conteúdo”, destacou Guto. Ele explicou que o material não substitui as aulas físicas e o ano letivo de 200 dias não será comprometido. Esse repositório servirá também, segundo o secretário, para quando as aulas retornarem e o conteúdo virtual poderá ser compartilhado entre os 5 mil professores de diferentes disciplinas proporcionando que um conheça e navegue no material do outro favorecendo a troca de experiências.

Além disso, será um momento de rotina diferente também nas famílias, cujos responsáveis que estiverem em casa durante esta crise da saúde pública possam orientar os filhos nas tarefas da escola.

O coordenador do NTM, Alex Bogado, disse que a página já está pronta e quem entrar lá já consegue visualizar as novidades que serão ofertadas, porém, os conteúdos só estarão disponíveis a partir da próxima semana. “O espaço terá cara de blog. Também estarão disponíveis jogos online e a resposta ao desempenho do aluno será dada na hora”, finalizou Bogado, informando o endereço ntmmacae.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here