Auxiliares de Serviços Escolares lotaram o auditório central do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho

Curso segue nesta sexta (5) com o objetivo é mostrar a essência do trabalho dos auxiliares

Cerca de 560 Auxiliares de Serviços Escolares, que trabalham em 54 escolas de Educação Infantil da rede pública municipal de Macaé, lotaram o auditório central do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na quarta-feira (3), no curso de formação continuada oferecido pela Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação. O curso vai até sexta-feira (5) e o objetivo é mostrar a essência do trabalho dos ASEs nas escolas, diariamente, com as crianças, protagonistas da Educação, que tem recebido investimentos e atenção por parte do governo municipal.

Devido ao grande número de ASEs participantes, o curso foi dividido em duas turmas: manhã, das 8h ao meio-dia e, tarde, das 13h às 17h. Juntos, eles trocaram conhecimentos sobre o tema central do curso “Eu sinto você”, que teve como subtema “O combate ao abuso sexual infantil”, ministrado pela coordenadora do Setor de Serviço Social da Educação, a assistente social Viviane Rocha. O evento também abordou as competências e atribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Aprender e ensinar são os objetivos deste nosso encontro, que foi preparado com todo carinho para receber cada um. Vocês são fundamentais na nossa rede porque desempenham um trabalho essencial”, destacou a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte. Auxiliar de Serviços Escolares há nove anos, lotada na EMEI Therezinha Carvalho Moreira,Vânia da Silva Mariner da Costa disse que é necessário mais eventos como este.

“A teoria é diferente da prática no cotidiano das escolas, mas precisamos ouvir mais sobre o nosso trabalho. A cada encontro alguns assimilam algo muito importante e isto contribui para melhorar as nossas atividades”, avaliou. Ela acrescentou que a abertura do evento chamou muito a sua atenção “porque falou de nós, do cuidado que devemos ter conosco e, claro, do cuidado com o próximo”. No curso, os profissionais participam de dinâmicas individuais e em grupo, como meditação, silêncio e técnicas para manter a concentração, um momento de muita união.

O curso começou na segunda-feira e será encerrado na sexta, atendendo auxiliares de unidades diferentes a cada dia, sem prejudicar o funcionamento das escolas, uma vez que é realizado no dia do Conselho de Classe de cada escola. A formação acontece na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros; e, somente nesta quarta, foi no Centro de Convenções, no bairro São José do Barreto, devido ao maior número de participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here