Professor Celso Ribeiro, idealizador do e-book ‘Amamentação durante a COVID-19 - Divulgação

Cartilha idealizada pelo professor Celso Ribeiro orienta as mães sobre amamentação em tempos de COVID-19

 

Diante dos cuidados necessários que é preciso ter acerca da pandemia do coronavírus, Celso Ribeiro, biólogo com mestrado e doutorado em bioquímica médica e professor de imunologia dos cursos da área da saúde, medicina, enfermagem, nutrição e biologia da UFRJ Macaé, lança cartilha com o tema ‘Amamentação durante a COVID-19’.

Segundo Celso, o material visa levar informações importantes a respeito da amamentação por mães infectadas ou com suspeitas pelo vírus. Além disso, o e-book tem o objetivo de informar sobre os benefícios e riscos da amamentação neste período, já que existem muitas informações equivocadas circulando.

“Entre os assuntos abordados na cartilha estão os benefícios imunológicos no aleitamento materno, já que as mães transferem os anticorpos IgA, que são moléculas imunológicas que neutralizam a circulação de agentes infecciosos nos bebês e recém-nascidos e questões sobre o novo coronavírus”, ressalta.

Além disso, o professor pontua “o e-book aborda ainda as recomendações dos principais órgãos de saúde pelo mundo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Medical System do Brasil (MSB), entre outros, a respeito das formas corretas das mães infectadas ou com suspeitas para amamentarem, sobre discussões científicas das principais publicações internacionais nas áreas de amamentações e imunologia”.

De acordo com Celso, o material foi idealizado pelo fato dele já ter um projeto de Extensão Universitária desde 2014, o qual ressalta os inúmeros benefícios imunológicos da amamentação. Chamado ‘Amamentar, um Gesto de Amor Humoral’, o projeto, vinculado ao Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS), troca informações com as mães nos postos de saúde em Macaé.

“Nada mais justo que, neste momento de carência de conteúdos confiáveis, levar informações para as mães que sofrem duplamente, seja pela COVID-19 ou pela indecisão de amamentar o bebê ou não. Um ato de responsabilidade da universidade pública, onde eu e os meus alunos e colaboradores decidimos fazer este e-book para compartilhar informações. Não dava para vermos tantas desinformações e ficarmos quietos”, destaca.

O professor afirma que, apesar das mães serem o principal público-alvo da cartilha, sobretudo as que estão amamentando e estão com suspeitas de estarem infectadas pelo novo coronavírus, a cartilha além de informar a população como um todo, esclarece dúvidas devido às desinformações.

Para acessar o e-book completo basta acessar o link <https://drive.google.com/file/d/1SJ9yxureZVGpYLpApq9BbpbBAMOm9oTA/view?usp=sharing>.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here