Onça-parda é flagrada por câmera noturna no Parque Municipal Atalaia, em Macaé - Divulgação Parque Atalaia

Colaboradores da concessionária de energia elétrica realizavam instalação em uma torre no Parque Atalaia quando avistaram o felino

O rugido de uma onça-parda assustou dois homens que realizavam um estudo no local, na tarde de última terça-feira (7), no Parque Atalaia, em Macaé. Segundo a Guarda Ambiental, os homens subiram em uma árvore para fugir da onça.

De acordo com a Guarda, os homens são funcionários de uma empresa e foram até o local realizar um estudo para a instalação de torres de energia elétrica.

“Os dois rapazes estavam numa trilha bem dentro da mata. Quando os agentes chegaram ao Atalaia, eles já tinham descido da árvore e estavam todo sujo. Não foi encontrado nenhum material com eles, nada aconteceu”, disse o comandante da Guarda, Carlos Rodrigues.

Segundo o comandante, a onça também pode ter se assustado com os homens, pois poderia estar com um filhote.

“Foi encontrado próximo ao local da trilha uma carcaça de gado. Pode ter sido a onça que se alimentou”, disse Carlos.

Onças no Parque

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Parque Atalaia registrou a movimentação, no período da noite, de 18 animais de grande e médio portes entre dezembro de 2018 a fevereiro de 2019.

Os registros foram feitos com dez câmeras fotográficas equipadas com sensor que capta imagens no escuro. Elas foram amarradas nas árvores do parque e flagraram espécies como onças, gatos do mato e cutias.