O quartel de Macaé presta serviços à população macaense e da região - Foto: Wanderley Gil

Lembrados como heróis, bombeiros passam o dia combatendo incêndio e salvando vidas

O seu dia a dia é marcado por batalhas psicológicas e superações, circulando pelas cidades para enfrentar desafios em operações de risco para salvar vidas com resgates em solo, em águas e nas alturas. Trata-se do Dia do Bombeiro, que é comemorado nesta quinta-feira, 2 de julho, merecendo, respeito e admiração de todos, por ter profissionais que se tornaram os grandes heróis das nossas comunidades.

“Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós,” John F. Kennedy. A coragem é um dos principais sentimentos necessários para os homens que assumem a importante missão de se tornar um Bombeiro.

Os bombeiros são vistos como heróis, e despertam nas crianças esse sentimento de coragem, luta e bravura, fomentando o lúdico, fazendo com que a infância ganhe mais vida, como os super-heróis dos livros em quadrinhos. A admiração não parte apenas dos pequenos; os adultos também idolatram essa profissão. A sua missão diária é vestir suas roupas de proteção e correr para enfrentar o tempo, a distância e as mais diversas circunstâncias para salvar o tesouro mais precioso que o homem pode ter, a vida e o planeta habitado por ele.

Neste 2 de julho o Dia do Bombeiro é passado sem festas para os profissionais de Macaé e região, mas sendo lembrado pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo 9° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Macaé.

HISTÓRIA

No dia 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo dia 2 de julho deve ser dedicado para homenagear esses laboriosos profissionais.

Os bombeiros prestam uma gama de serviços à sociedade, alguns deles requerem muita coragem e dedicação. Além de apagar incêndios auxiliam no resgate em acidentes, casos clínicos urgentes, remoção de cadáveres, fornecem treinamento aos aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras, sendo considerados essenciais nas praias, como: salva-vidas e observadores do mar. Tais profissionais também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras, realizam buscas e salvamentos em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores, e muitos outros serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here