Desafios do ensino a distância

188

Conheça os prós e os contras dos cursos EAD

 

O Ensino a Distância (EAD) tem alcançando grande crescimento ao longo dos anos. Segundo o Censo da Educação Superior 2017, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aumentou o número de alunos que optaram pelo curso EAD – 27% a mais em relação aos anteriores. Consequentemente, cresceu também a presença dos polos de ensino EAD. Ocorreu um avanço de seis mil unidades para cerca de 15 mil – crescimento de 133%, segundo o Ministério da Educação.

Entre os motivos para essa expressiva evolução é a popularização das vantagens do curso a distância. Apesar de apresentarem diversos benefícios aos estudantes, a modalidade também possui especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de optar entre o curso presencial ou EAD.

Benefícios do ensino a distância

 

– Baixo custo:  o estudante economiza com transporte e alimentação, por não ter a necessidade de comparecer sempre na instituição de ensino, não tendo esses custos adicionais além da mensalidade.

– Flexibilidade: é possível escolher os melhores dias e horários para estudar, os graduandos possuem maior flexibilidade com os cursos EAD se comparados aos presenciais, com dias e horários agendados.

– Certificado:  o MEC estabelece que o diploma do curso EAD não possui diferenciação com o presencial. Ambos possuem a mesma validade.

Bolsas de estudo: é possível contar com os cursos a distância que também disponibilizam bolsas de estudo com desconto nas mensalidades. Há bolsas inúmeros cursos em faculdades EAD, a exemplo de Administração, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, entre outros.

Desafios do ensino a distância

– Organização: é preciso maior organização dos graduandos, que devem ter rotinas para não acumularem os conteúdos.

– Distrações:  para muitos alunos é mais fácil conseguir manter o foco em sala de aula. Já na EAD, as distrações são maiores e não há ninguém além de si mesmo para manter a concentração nos estudos. É preciso manter o foco sempre, por isso é necessário esse cuidado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here