Soraya
Deputada Soraya Santos conquistou a 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados com 315 votos - Wanderley Gil/Arquivo

Sem apoio formal do partido, parlamentar derrotou correligionário e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo

A sessão que reelegeu o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidente da Câmara dos Deputados representou uma vitória para a bancada feminina com a eleição da deputada macaense Soraya Santos (PR-RJ) para a 1ª secretaria da Casa. Sem apoio formal do partido, com candidatura avulsa, ela derrotou o correligionário Giacobo (PR-PR) que tentava reeleição.

Soraya Santos conquistou 315 votos contra 183 de Giacobo. Ex-chefe da Secretaria de Mulher, a deputada do PR afirmou, após a vitória, que deu um “passo importantíssimo para a bancada feminina”.

“Estamos realizando a história, primeira mulher a ocupar a Secretaria, espero e tenho certeza que vou honrar para que depois de mim outras mulheres possam dar passos mais largos. É com emoção que agradeço a todos os parlamentares que acreditaram na nossa proposta de trazer um olhar feminino aos trabalhos da 1ª Secretaria. Estamos fazendo história”, disse Soraya Santos em suas redes sociais.

O órgão tem como competência dar aval nas despesas da Casa, enviar e receber convites aos ministros e ao presidente, além de credenciar convidados e funcionários.

Ela será a única mulher na Mesa Diretora da Casa. Para a suplência, foi eleita a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que não compõe a Mesa, mas substitui secretários nas ausências.

Através de Soraya Santos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), o Aeroporto de Macaé foi garantido no projeto de concessão idealizado pelo governo federal, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here