Dr. Rafael Borges Gomes, da Clínica Life, ressalta os desafios enfrentados neste tempo de pandemia por todos os profissionais da área - Divulgação

Neste domingo (25) é comemorado o Dia do Dentista, um profissional responsável pela saúde e beleza de nossos sorrisos merecendo todas as homenagens

O mês de outubro traz a comemoração de data que destaca a importância do profissional da saúde: o dentista. Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19, o papel do especialista foi fundamental, no qual muitos mantiveram suas atividades atendendo a população com dignidade e impedindo a proliferação do vírus.

Assim, o dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista, um profissional responsável pela saúde e beleza de nossos sorrisos. Na passagem desta data, o profissional de Odontologia merece todas as homenagens.

Neste sentido, o Ortodontista e Implantodontista Dr. Rafael Borges Gomes, da Clínica Life, ressalta os desafios enfrentados neste tempo de pandemia por todos os profissionais da área. “Neste momento tão delicado deste ano, nós cirurgiões-dentistas nos deparamos com situações atípicas na retomada dos nossos atendimentos com a pandemia. Logo no início da proliferação do vírus nós os profissionais de saúde estávamos diante de uma situação ímpar, onde os pacientes estavam apreensivos e então teríamos que tratar nossos clientes com bastante destreza e sabedoria, passando segurança e carinho até porque estávamos ali proporcionando saúde e assim contribuindo para o bem-estar físico, mental e emocional”, declarou o dentista.

Dr. Rafael frisou que os equipamentos de proteção individual (EPI), que passaram a ser ferramenta de segurança após a chegada do vírus, já eram amplamente utilizados pelos profissionais da odontologia. “Estes procedimentos de lavar as mãos, usar máscaras e desinfecção com álcool são nossos aliados na rotina de trabalho, que continuam sendo essenciais para nossas atividades”, disse, explicando que ficou evidente que a pandemia trouxe também o debate sobre a biossegurança e adoção de procedimentos importantes para evitar a contaminação dos pacientes durante os atendimentos. O cirurgião-dentista, mesmo antes da pandemia, já usava muitos recursos de biossegurança, que foram amplamente divulgados neste período, garantindo a segurança tanto do paciente como do profissional.

Dr. Rafael destaca ainda que, apesar de todo esse contexto, os dentistas podem sim comemorar o dia 25 de outubro, pois na verdade o Brasil tem uma Odontologia das mais desenvolvidas do mundo, e com a pandemia a Odontologia Digital se tornou mais relevante, assumindo um papel visivelmente importante de pontos bem elevados, sendo o setor impulsionado pelos avanços da modernidade .“Esse fluxo digital trouxe ao nosso dia-a-dia maior segurança no trabalho, a partir de recursos que transmitem mais precisão nas imagens das estruturas da cavidade oral. Todo esse avanço contribuiu também para que as consultas se tornassem mais curtas otimizando os atendimentos”, concluiu Dr. Rafael.

Drª Sarah Rocha, da Clínica Integrada Mirante, enfoca os cuidados redobrados neste período de pandemia – Divulgação

Já a Ortodontista (especialista em Laserterapia) Drª Sarah Rocha, da Clínica Integrada Mirante, enfoca os cuidados redobrados neste período de pandemia. “Os procedimentos odontológicos são desafiadores no momento que estamos vivendo em função do Covid 19. Muitos atendimentos envolvem o uso de sprays de água e de ar de alta pressão, que podem espalhar pelo consultório aerossóis que contêm o vírus de um paciente. Devido ao alto risco de contaminação pelo fluido salivar, precisamos redobrar os protocolos e uso de equipamentos apropriados para oferecermos aos nossos pacientes um atendimento com segurança reforçada para evitar as contaminações durante nossos atendimentos”, disse a Drª Sarah.

A Odontopediatra explicou que o seu trabalho ficou restrito aos atendimentos emergenciais com necessidade de vestimentas adequadas para o profissional e para o paciente, com intervalo entre os atendimentos para que o ambiente seja devidamente higienizado para dificultar a transmissão do vírus.

“Em nossa clinica melhoramos os nossos equipamentos odontológicos, que já eram de alta qualidade, e mapeamos as melhores práticas de segurança que esperamos manter indefinidamente, proporcionando um atendimento seguro a cada paciente”, disse ela acrescentando que a Covid 19 irá permanecer por tempo indeterminado e portanto essas medidas protegem a todos de qualquer outro vírus que possa surgir no futuro. “Temos que nos comportar como se esse vírus sempre tivesse existido, este é o novo normal. Sempre fizemos muito em relação aos equipamentos de proteção individual e a limpeza e desinfecção das superfícies e hoje aprimoramos o que já fazíamos para tornar o ambiente ainda mais seguro”, disse.

E completa: “Este ano o 25 de Outubro será diferente em relação ao novo olhar dos profissionais em relação a nossa linda e gratificante profissão.”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here