Deixe sua marca

827

Uma das coisas mais admiradas da vida é a disposição e energia da juventude. Mesmo que a idade mais avançada permita sabedoria e maturidade que jovens talvez ainda não tenham, o vigor e saúde da juventude é incomparável.

Em contraste com isso, estão os problemas de saúde e doenças inesperadas que podem atingir quaisquer pessoas. Infelizmente, esse foi o triste destino de um jovem natural de Marbella, na Espanha.

Com apenas 20 anos, Pablo Raéz se tornou um exemplo para pessoas de todas as idades na forma como batalhou contra um problema fatal em sua vida.

Em 2015, Pablo foi diagnosticado com leucemia, mas se mostrou determinado a lutar contra o problema de saúde e superar a condição. Com uma campanha que alcançou milhares de pessoas nas redes sociais, por meio da hashtag #retounmillón (#desafioummilhão), o jovem buscou doadores de medula óssea e chegou a causar um aumento de 1.300% no número de doações da província de Málaga, na Espanha.

Depois que ele conseguiu encontrar um doador e passou por um transplante e várias sessões de terapia, Pablo conseguiu alcançar seu objetivo quando os sinais da doença desapareceram do corpo. O estágio, no entanto, não é considerado de cura completa da doença, pois num período tão curto de tempo, há risco de recidiva – ou recaída – do problema.

Depois de obter sucesso ao derrotar a leucemia pela primeira vez, Pablo estava empolgado para retornar ao seu estilo de vida normal e ativo. Infelizmente, porém, o câncer acabou voltando ainda mais forte. Ainda assim, o jovem não deixou que previsões fatais de médicos e especialistas o impedissem de espalhar alegria e fazer a diferença.

Mesmo depois de passar por um segundo transplante de medula, em novembro de 2016, sua condições de saúde se mostrava cada vez pior. Nesse período, suas mensagens ainda eram repletas de positividade, com foco no lema “Siempre fuerte”, ou sempre forte, em espanhol.

Sabendo que estava em condições precárias de saúde e poderia não conseguir superar a doença novamente, ele não se abalou. “A morte forma uma parte da vida, então você não deve temê-la, mas amá-la”, declarou.

No início de 2017, Pablo já estava perto do fim de sua vida, mas ainda manteve o bom humor e a positividade. Antes de morrer, deixou uma emocionante mensagem em seu Instagram que emocionou quem acompanhou a sua luta pela internet.

“Eu estou pensando sobre algo que gostaria de compartilhar com vocês. Nós vivemos numa sociedade em que trabalhamos e ganhamos dinheiro por tempo, o que significa que nós vivemos por e para o tempo. Nós vivemos como escravos num sistema de pura burocracia.

O planeta está se deteriorando aos poucos, nós estamos destruindo, nós estamos derretendo os polos, nós fabricamos produtos de maneira imprudente, causamos guerras e matamos pessoas, e nós fazemos tanto isso que vamos levar o mundo ao fim, tudo por causa de dinheiro.

Nós não estamos felizes com o que temos e sempre queremos mais. A vida deveria ser vivida de maneira simples num sistema que olha por cada pessoa e pelo nosso belo planeta. Nós precisamos estar mais felizes e, para ver o que estamos fazendo pelo mundo, precisamos começar a perceber o que realmente importa.

Nós precisamos amar mais, primeiramente a nós mesmos e então ao mundo. Você precisa se amar antes de conseguir amar os outros. Vamos sorrir mais, dar mais abraços, mais paz. Vamos ser a melhor versão de nós mesmos. Vamos ser gratos à vida por nos dar o luxo de acordar todos os dias.”

No fim de fevereiro, Pablo acabou não resistindo à doença e morreu. A emoção da morte do jovem atingiu todo o país e levou mais de mil pessoas à igreja Encarnación, onde aconteceu o seu velório. Até mesmo os prefeitos de Marbella, José Bernal, e Málaga, Francisco de la Torre, marcaram presença no ritual de homenagem.

O numero de pessoas presentes na cerimônia foi tão alto que algumas pessoas precisaram ficar de fora da igreja durante a cerimônia em homenagem ao jovem que tinha o sonho de se tornar bombeiro, assim como seu pai.

Emocionado, o padrinho de Pablo conduziu a cerimônia, declarando que Pablo foi um jovem “que fez o que ele era capaz e deixou a sua marca no mundo.”

E você que marca vai deixar aqui?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here