Há menos de um mês, o município entrou em estado de emergência após ser atingido por temporais

Distritos voltaram a ser atingidos por forte chuva na última terça-feira

Há menos de um mês, Macaé foi fortemente atingida pelas chuvas, que deixaram todo o município em situação de emergência. Uma das áreas mais prejudicadas foi a região serrana, onde uma ponte caiu, pessoas ficaram desalojadas e estradas tiveram o acesso bloqueado por conta de deslizamentos. Apesar de o tempo estar firme na cidade nos últimos dias, nos distritos serranos voltou a chover forte na tarde da última terça-feira (27), causando novos transtornos. A Defesa Civil emitiu um alerta informando que em apenas duas horas choveu 22mm na região.

Por conta disso, algumas vias ficaram com a circulação viária comprometida. Equipes da Defesa Civil, junto a Secretaria Adjunta de Interior, seguem monitorando e atuando nos locais afetados para que a situação seja normalizada o mais rápido possível. Até a manhã desta quarta (28), não havia registro de desalojados ou desabrigados. A Defesa Civil solicita que as pessoas permaneçam em locais seguros e sigam as orientações dos agentes.

Lembrando sempre que a população deve ficar atenta, pois a prevenção é fundamental para evitar tragédias em caso de acidentes. Caso o nível dos recursos hídricos continue a subir, o risco de que a água invada as casas é grande, colocando em perigo a segurança de várias famílias.

Além das famílias ribeirinhas, quem mora em locais onde há risco de deslizamentos (encostas) também deve prestar atenção. Alguns sinais podem indicar que o imóvel corre riscos de desabamento. Em casos de rachadura nos pisos ou paredes, estalos ou postes e árvores inclinados, recomenda-se que a pessoa saia da casa imediatamente e acione a Defesa Civil.

Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, o (22) 2793-3846.