Desde que soou o primeiro alarme dos estragos que a nova pandemia poderia fazer no mundo e atingir Macaé, há exatamente 107 dias, começa a despontar a esperança de um novo tempo entre os macaenses. (Gráfico Jornal O Debate)

O jornal O DEBATE elaborou uma pesquisa de todos os decretos da prefeitura de Macaé sobre o funcionamento da cidade no período da pandemia, desde o dia 13 de março, quando o Prefeito Dr. Aluizio convocou a primeira coletiva de imprensa para falar do assunto

Desde que soou o primeiro alarme dos estragos que a nova pandemia poderia fazer no mundo e atingir Macaé, há exatamente 107 dias, começa a despontar a esperança de um novo tempo entre os macaenses. Uma acentuada queda na transmissão pelo novo coronavírus é notada no município. Basta olhar os números para sentir uma ponta de alívio e a enxergar uma luz no final do túnel. O município registra redução da Taxa de Reprodução do Vírus de 1,5 para 1,3, permitindo a transição da faixa laranja (atenção redobrada) para a amarela (1,2-atenção). Nesta sexta-feira (26), a taxa de ocupação de leitos SUS Covid-19 é de 47,7%, e de letalidade 3,3%.

Com isso, Macaé se prepara para entrar na nova fase do processo de flexibilização econômica. “Melhorando os indicadores, vamos buscar um retorno consciente. Quanto mais próximo de um, menor o contágio entre as pessoas”, declarou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, que adotou, desde o início da pandemia, medidas preventivas para a contenção do coronavírus.

Merece destaque especial a atuação do prefeito, que como médico, juntou conhecimentos científicos e sensibilidade de ser humano habituado a salvar vidas para desenvolver uma ampla frente de trabalho na área de saúde de prevenção, atenção, cuidado e tratamento da população. Neste momento, o resultado da eficácia desse trabalho começa a ser comprovado. Uma nova frente de serviços está por vir, para a retomada do crescimento econômico.

O jornal O DEBATE elaborou uma pesquisa de todos os decretos da prefeitura de Macaé sobre o funcionamento da cidade no período da pandemia, desde o dia 13 de março, quando o Prefeito Dr. Aluizio convocou a primeira coletiva de imprensa para falar do momento preocupante e das ações em função do novo coronavírus. Paralelamente, foi elaborada uma planilha atualizada para elaboração de um novo gráfico mostrando passo a passo do governo municipal, numa linha do tempo com ilustrações sobre o funcionamento de Macaé nesse período, sobre os impactos e tudo o que aconteceu na cidade.

Produção Equipe O DEBATE: Pesquisa – Lena Fernandes; Texto – Isis Maria Borges; Gráfico – Marcos Vinicius

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here