Na despedida da programação na rede municipal, a atleta recebeu homenagens de alunos

Ginasta esteve em diferentes unidades ao longo da semana falando sobre sustentabilidade

O projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” encerrou, na sexta-feira (13), no Colégio Municipal Engenho da Praia, a temporada em Macaé com a participação da ginasta e embaixadora do Instituto Trata Brasil, Daiane dos Santos. Na despedida da programação na rede municipal, a atleta recebeu homenagens de alunos, representantes da Secretaria de Educação e integrantes da Escolinha de Ginástica Artística Estrela de Aço, que tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação especial de ginástica artística.

Durante a oportunidade, a ginasta Daiane dos Santos recebeu da Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, o livro ‘Macaé, do caos ao conhecimento – Olhares acadêmicos sobre o cenário de crise econômica”. “Agradecemos o retorno a Macaé. Com certeza o projeto ‘Gotas de Futuro’ semeou sementes positivas. Aguardamos a volta da programação em 2020″, ressalta Janaína.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, que também visitou a programação, o desenvolvimento do projeto ‘Gotas de Futuro’ reforça a preocupação com o meio ambiente. A educação ambiental é de suma importância. A prevenção tem que ser tratada nas escolas sim, pois os alunos são multiplicadores de informações”.

No decorrer desta semana, cinco escolas municipais consideradas polo receberam a programação idealizada pelo Instituto Trata Brasil, que esteve no município pela segunda vez. Na sexta-feira (13), alunos das escolas Onilda Maria da Costa (Engenho da Praia), Engenho da Praia e Professora Neuza Maria de Almeida participaram das palestras, dinâmicas e atividades lúdicas sobre a conscientização do uso racional da água, a importância das moradias estarem conectadas às redes de esgoto, cuidados com meio ambiente e saúde. O trabalho itinerante é desenvolvido através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, BRK Ambiental e Caixa Econômica Federal. As equipes da BRK e do “Trata Brasil” também receberam homenagens na oportunidade.

Com o lema “Saneamento é saúde”, as ações foram ministradas pela embaixadora do “Trata Brasil”, Daiane dos Santos e o consultor do Instituto, Evanildo Fernandes acompanhados pela equipe da BRK. Satisfeita com a programação em Macaé, Daiane dos Santos, se despediu fazendo acrobacias e arrancando suspiros e aplausos dos presentes.

Ela elogiou a recepção dos estudantes e profissionais da Educação de Macaé. “Agradeço o carinho de todos das escolas e da Secretaria de Educação pela atenção e carinho. Tivemos a possibilidade de estar com novas escolas e despertar a conscientização em novas sementinhas. Também tivemos a honra de atender estudantes, que estiveram conosco em 2018, e percebemos que eles estavam conectados ao tema proposto pelo projeto. Esperamos voltar mais vezes em Macaé e, quem sabe, ter a chance de atender alunos da Educação Infantil e das turmas do 6º ao 9º ano”, comenta.

Já Evanildo Fernandes afirmou que a programação em Macaé foi de pura alegria. “Trabalhamos com jogos, brincadeiras e histórias de uma forma diferente. Pudemos perceber o interesse de todos os alunos, dos que conheceram o projeto e os que retornaram. Foi maravilhoso. Parabenizo também a Secretaria de Educação por toda atenção dispensada”, comenta.

Interação e emoção

Com músicas, paródias e atividades que destacam a conservação dos rios, entregas de revistas e gibis, a programação de sexta-feira emocionou alunos de todas as idades. De maneira lúdica, o projeto voltado para conscientização do uso racional da água, abordou questões como cuidados com os rios, lixo e banho. Entre os mais animados estavam as alunas Isabele Pereira e Maria Luiza Gomes de Jesus, da Escola Municipal Onilda Maria da Costa. “Tudo aqui foi muito bom. Gostamos muito das atividades. A Daiane é muito legal”, contaram acompanhados pelo diretor Aparício da Silva de Souza.

A emoção também tomou conta das estudantes Emanuela Lima (Engenho da Praia) e Yasmin Novaes (Escolinha de Ginástica Estrelas de Aço). “Não consigo parar de chorar. Ela é a minha inspiração”, conta Emanuele, vencedora de três medalhas de ouro nos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem-2019), que se dedica ao atletismo (corrida, salto em distância e arremesso do peso). Já Yasmin lembra que a vinda de Daiane será inesquecível. “Não vamos esquecer desta semana”, conta a ginasta mirim.

Além de destacar a importância do saneamento básico, Daiane dos Santos fez questão de frisar que os alunos devem se dedicar e nunca deixar de persistir nos sonhos. “Estudei em um Ciep. Fui descoberta por uma professora. Sou professora de Educação Física e recomendo que os estudos, a saúde e qualidade de vida façam parte do cotidiano. Vocês alunos são medalhistas de ouro e podem fazer a diferença neste mundo”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here