No momento, o CIEMH2 inicia o ano trazendo uma grande novidade do projeto ‘CIEMH2 COmVIDA – Arte e Cultura em Toda Parte’ - Foto divulgação

Difundindo a arte e a cultura pelo Brasil e pelo mundo, o CIEMH2 Núcleo Cultural inicia esta semana o seu novo projeto contemplado no Edital de Chamada Emergencial de Premiação Cultura Viva RJ, via Lei Aldir Blanc. Intitulado ‘CIEMH2 COmVIDA – Arte e Cultura em toda parte’, o programa consta de atividades em formato digital e gratuitas, proporcionando lazer e o acesso à arte de forma descentralizada, atendendo, indistintamente, o município de Macaé, cidades vizinhas, além de possibilitar a participação de pessoas interessadas de outros estados e até mesmo de outros países.

Segundo Renato Mota, integrante da diretoria da instituição, o “CIEMH2, em mais de 15 anos de atuação, vem difundindo a arte e a cultura pelo Brasil e pelo Mundo, através de ações socioculturais como Oficinas Culturais, Formação de Artistas e Grupo Profissionais, Fomento à Gestão e Produção Cultural e Promoção de Eventos. “Em 2020, devido ao isolamento social causado pelo COVID-19, a instituição se reinventou e continuou realizando suas atividades de forma remota, objetivando o desenvolvimento virtual das ações que eram realizadas presencialmente”, lembra ele.

‘CIEMH2 COmVIDA’

No momento, o CIEMH2 inicia o ano trazendo uma grande novidade do projeto ‘CIEMH2 COmVIDA – Arte e Cultura em Toda Parte’, proporcionando lazer e acesso à arte de forma descentralizada, atendendo, indistintamente, o município de Macaé, Cidades vizinhas, além de possibilitar a participação de pessoas interessadas de outros estados e até mesmo de outros países.

O projeto será realizado em formato totalmente digital e de forma gratuita, oferecendo as seguintes atividades: Oficinas Gratuitas, nas Áreas de Danças Urbanas, Circo e Teatro; apresentação de espetáculos realizados pelos grupos profissionais Coletivo Flores e a parceira Cia Chirulico, seguida de bate papo com artistas convidados.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Sobre as oficinas culturais

O Projeto tem vagas abertas para quatro oficinas nas áreas de Danças Urbanas (Hip Hop), Circo e Teatro que serão desenvolvidas no período de dois meses, totalizando oito aulas de 1h30 cada. As atividades acontecem em formato virtual por meio de aulas semanais pelo Google Meet, onde cada professor desenvolverá o conteúdo da oficina de forma prática e dinâmica, proporcionando um aprendizado natural e prazeroso. Vale lembrar que as vagas são Gratuitas e Limitadas.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição (https://forms.gle/skntpQYvPfvtsVbs9) ou entrar em contato pelo Whatsapp (22) 99290.9439 ou pelo e-mail oficinasciemh2@gmail.com para inscrição na oficina desejada.

CIRCO adolescente
Faixa Etária: de 11 a 17 anos
Quando: SEGUNDAS às 19h
A oficina abordará a iniciação a Palhaçaria e também a outras linguagens circenses (Malabares, Magia Cômica e Música), onde o aluno aprenderá a conhecer e aprimorar suas potencialidades e limites. Além disto, os alunos também aprenderão a confeccionar parte dos equipamentos circenses que conhecerão.

DANÇAS URBANAS infantil
Faixa Etária: crianças de 8 a 12 anos
Quando: QUINTAS às 19h
A oficina tem o objetivo de fazer com que as crianças vivenciem alguns estilos como Hip Hop Dance, Breaking, Locking e Popping, desenvolvendo assim a consciência corporal, equilíbrio, melhoria na coordenação motora, consciência espacial, concentração e ritmo, que são benefícios fundamentais para o desenvolvimento humano.
DANÇAS URBANAS adolescente/adulto
Faixa Etária: a partir de 15 anos
Quando: QUARTAS às 18h
A oficina tem o objetivo de desenvolver as bases da modalidade HIP HOP DANCE através de aulas práticas e processos coreográficos, a fim de desenvolver a autonomia para os que a dançam.

TEATRO adolescente/adulto
Faixa Etária: a partir de 15 anos
Quando: TERÇAS às 18h
Oficina Livre com o foco no desenvolvimento da linguagem teatral de forma lúdica e dinâmica, através de exercícios cênicos, de expressão corporal e improvisação.

Sobre as apresentações de espetáculo

A partir de fevereiro, haverá a temporada de espetáculos virtuais com ingressos disponibilizados gratuitamente. As companhias COLETIVO FLORES e CIA CHIRULICO apresentarão seus principais espetáculos, premiados em grandes festivais e editais pelo Brasil, e ao fim de cada sessão os artistas envolvidos realizarão um bate papo com o público participante, abrindo um espaço dinâmico de diálogo sobre os temas e técnicas abordados nos espetáculos.

Ao todo serão seis sessões que acontecerão toda QUINTA, às 20h, pela plataforma MEET com ingressos limitados e links de acesso disponibilizados durante a semana do evento.

Sobre o CIEMH2 Núcleo Cultural

O CIEMH2 Núcleo Cultural é uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e sediada em Macaé/RJ, também reconhecida como Ponto de Cultura, foi criada com o objetivo de abrir espaço e facilitar a participação efetiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas questões sociais da comunidade e do mundo. Concretizando-se por meio de ações socioculturais que possibilitam a construção de novos saberes, a troca de aprendizados, de informações, desenvolvendo habilidades, a busca de um trabalho, a realização profissional e/ou pessoal.

SERVIÇO
CIEMH2 Núcleo Cultural: www.ciemh2.com
(22) 99290.9439
oficinasciemh2@gmail.com
Rua Eleosina Pereira de Queiroz Mattoso, 105, Sol y Mar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here