Cia Chirulico de volta com atividades de muita diversão - Foto Junior Barbosa

A trupe de palhaçaria, após mais de sete meses de isolamento social, retorna à cena macaense com diversas atividades para divertir a criançada

A pandemia do COVID 19 gerou insegurança em diversos setores da sociedade. A área cultural foi uma das primeiras a parar completamente suas atividades e ainda não se tem expectativas de quando será possível retornar. Por todo país, espaços culturais fecham suas portas, coletivos e grupos encerram suas atividades e artistas vendem seus instrumentos de trabalho.

Há quase oito meses impossibilitada de realizar seus espetáculos, a Cia Chirulico, trupe de palhaçaria macaense, tem lutado para que o grupo sobreviva à pandemia. Desde o início do isolamento social Anthony Brito e Aline Barbosa, os palhaços Fornalha e Margarida decidiram não paralisar totalmente suas atividades e, mesmo sem muita experiência com a produção audiovisual, encararam o desafio de continuar ativos. “É o modo que encontramos para manter a Chirulico e financiar nossas atividades enquanto estivermos impedidos de realizar nosso trabalho presencialmente, da forma como sempre fizemos”, diz Aline Barbosa.

Desde março o grupo utiliza as redes sociais para publicar os vídeos da série ‘Chirulico Dendi Casa’ (disponíveis na íntegra em seu canal de YouTube), em abril lançaram o seu primeiro CD, o “Cantigas & Cantirolas”, e desde junho têm realizado lives através de nosso canal do Youtube. A novidade da companhia desta vez é a Fabriqueta de Brinquedos, lojinha que vende os brinquedos produzidos artesanalmente pela Chirulico.

‘Chirulico Dendi Casa’

“Chirulico Dendi Casa” é uma série de conteúdos gratuitos que a Chirulico tem produzido a partir das suas vivências e pesquisas em Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Arte-Educação. Os episódios na íntegra estão sendo postados em primeira mão no canal do YouTube (http://www.youtube.com/c/CiaChirulico) e alguns trechos nas demais redes sociais da companhia. Para quem quiser contribuir com a continuidade do projeto é possível apoiar contribuindo com o chapéu virtual realizando depósito em nossa conta corrente ou via PicPay.

‘Cantigas & Cantirolas’

‘Cantigas & Cantirolas’ é o primeiro CD da companhia. Ele foi gravado de forma independente em 2015 e lançado virtualmente em junho deste ano, durante a pandemia. No repertório, escolhido com muito carinho, músicas tradicionais da infância no Brasil e que marcaram a história das crianças. O CD custa R$ 20 e pode ser adquirido através do email da cia (ciachirulico@gmail.com), sendo disponibilizado virtualmente.

Fabriqueta de Brinquedos

Segundo os palhaços, a Fabriqueta oferece brinquedos populares que contam um pouco da história dos brinquedos de nossos pais e avós, que hoje em dia muitas vezes não são conhecidos pelos nossos filhos. O objetivo é de difundir os brinquedos populares da nossa tradição e possibilitar o exercício da coordenação motora, a capacidade de concentração, a criatividade e a percepção. Os brinquedos são confeccionados sob encomenda e podem ser enviados para qualquer lugar do Brasil. Para saber um pouco mais basta entrar em contato com a trupe pelas redes sociais.

Fornalha e Margarida – Cia Chirulico (foto Raphael )

Chirulico

A Chirulico é uma companhia criada em 2013 com residência em Macaé/RJ. Seus integrantes são formados pela Escola Livre de Palhaços (EsLiPa) e a sua principal pesquisa são os palhaços brasileiros. Com seus espetáculos e oficinas formativas o grupo já circulou pelos estados do RJ, SP, MG, MT, GO e PR. Desde 2014 o grupo realiza o tradicional “Circo de Areia”, uma ocupação cultural no Espaço de Convivência da Praia dos Cavaleiros (Macaé/RJ) realizando mais de 200 espetáculos de seu repertório e de grupos convidados atingindo um público estimado em 38 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here