Christino Áureo e empresários vibram com sucesso do leilão

1
1386
Deputado federal Christino Áureo

Trabalho de deputado foi fundamental para garantir que o aeroporto permanecesse no Bloco Sudeste

Os Aeroportos de Macaé e de Vitória foram leiloados nesta sexta-feira (15) durante a 5ª rodada de concessão de aeroportos realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A empresa suíça Zurich venceu o leilão com uma proposta de R$ 437 milhões, que devem ser pagos à União no momento da assinatura do contrato. O deputado federal Christino Áureo (PP) acompanha a preparação deste leilão há anos, onde em 2018 uma ação judicial quase retirou o Aeroporto de Macaé do bloco do Sudeste. O trabalho do deputado foi fundamental para garantir a permanência da base macaense no certame.

“Foi muito importante o fato de no ano passado, ainda no governo anterior, conseguirmos manter o aeroporto de Macaé dentro deste lote, nós levamos um grupo de empresários, aqueles que defendem Macaé, para um encontro com o Presidente da República, para garantir que o aeroporto de Macaé fosse mantido no lote. Outra boa notícia é que a operadora que ganhou o leilão, tem uma tradição também no turismo, e com isso vai diversificar a ação no aeroporto de Macaé, não só como base de operação para o polo petroleiro, mas também buscando interagir no turismo”, disse o deputado.

Representantes de instituições de Macaé e Região comemoraram o resultado do leilão. O presidente da Associação Brasileira de Serviços do Petróleo (ABESPetro), Gilson Coelho, disse que a participação do deputado Christino foi fundamental para garantir este resultado. “Quando houve a possibilidade do aeroporto de Macaé ficar fora do Bloco Sudeste, nós procuramos o deputado Christino Áureo, e ele teve uma participação decisiva fazendo reuniões com o Governo do Estado e com o Governo Federal, onde pudemos mostrar a importância do aeroporto de Macaé para a nossa região e para o Brasil. Nós já ficamos sem voos neste aeroporto e vimos o quanto foi complicado para as empresas do setor de petróleo. Agora nós olhamos com bons olhos para este momento que estamos vivendo”.

Guilherme Abreu, presidente Macaé Convention & Visitors Bureau, disse que ficou feliz com o resultado do leilão, principalmente pela operadora que arrematou o bloco Sudeste. “A minha felicidade maior é porque a Zurich tem uma expertise de turismo. Os aeroportos que ela administra são em destinos turísticos conhecidos do Brasil, como o de Fortaleza. Com este leilão, eu acredito que ainda em 2019, com o aeroporto em funcionamento, a gente vai ter um crescimento de 60% no turismo de Macaé e Região. E eu não posso deixar de ressaltar a importância do deputado Christino Áureo neste trabalho. Desde a primeira reunião até garantir que o aeroporto de Macaé fosse mantido no Bloco Sudeste”.

Evandro Cunha, coordenador da Comissão Municipal da Firjan de Macaé, disse que este é um momento de crescimento de Macaé e Região, e o sucesso do leilão do aeroporto de Macaé mostra a importância da região para o Brasil. “Nós estamos cada vez mais focando na área do turismo, e o aeroporto de Macaé é fundamental para o crescimento de toda a região. Esse era um dos gargalos que a gente tinha para o desenvolvimento de Macaé. Agora, graças ao trabalho do deputado Christino Áureo, a gente pode se aproximar cada vez mais do poder público e garantir outras conquistas para Macaé e região”.

1 COMENTÁRIO

  1. Papo politiqueiro para concorrer a prefeito nas próximas eleições. A cereja desta concessão é o Aeroporto de Vitória. Macaé foi incluído no pacote porque o governo queria se livrar do abacaxi depois de ter investido os tubos em algo que pode se tornar elefante branco. Por outro lado o consórcio vencedor pode participar do lobby para que saia o Porto de Macaé. Se o porto de Macaé sair a situação pode mudar e o Aeroporto poderá ter uma taxa de ocupação um pouco maior. Lembrando que Aeroporto foi feito com a fantasia que Macaé seria o centro da produção da petróleo no Brasil, algo que o PréSal jogou por água abaixo.